Ataque satânico

 Lições da Bíblia1

Desde o início, Satanás procurou destruir Cristo (Ap 12:4, 5). No entanto, falhou em suas tentativas. No nascimento de Cristo, um anjo avisou José e Maria sobre os planos cruéis de Herodes, e eles fugiram para o Egito. Jesus enfrentou as tentações de Satanás com a afirmação “Está escrito” e encontrou proteção na Palavra. Na cruz, Ele revelou a magnitude de Seu amor e nos libertou da condenação do pecado. Na ressurreição, como nosso Sumo Sacerdote vivo, Ele nos livra do poder do pecado.

2. Leia Apocalipse 12:4-6, 9; Efésios 5:25-27, 32 e Salmo 2:7-9 e defina os seguintes símbolos:

Apocalipse 12:4-6, 9 (ARA)2: “4 A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. 5 Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono. 6 A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias. […] 9 E foi expulso o grande dragão, a antiga serpenteque se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

Efésios 5:25-27, 32 (ARA)2: “25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. […] 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.”

Salmo 2:7-9 (ARA)2: “7 Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.  8 Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão. 9 Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro.”

Dragão – diabo e Satanás

Mulher – Igreja

Filho do Homem – Jesus

Cetro de ferro – Governo eterno

Na Bíblia, o cetro é símbolo de domínio ou governo. Um cetro de ferro é símbolo de um governo indestrutível, todo-poderoso e invencível. Jesus enfrentou todas as tentações que experimentamos e foi vencedor! O diabo é um inimigo derrotado. Cristo triunfou sobre ele em Sua vida, morte e ressurreição. Visto que Jesus já derrotou o diabo na cruz do Calvário, podemos ser vitoriosos também. A vitória de Cristo foi completa, mas o grande conflito entre Cristo e Satanás ainda não acabou.

No entanto, quando aceitamos pela fé o que Cristo fez por nós, nossa dívida de pecado é cancelada, e nossos pecados, perdoados. Perante Deus, somos perfeitos, cobertos pela justiça de Cristo. Paulo escreveu sobre ser “achado Nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, mas aquela que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé” (Fp 3:9). Se somos perdoados, não há nada de que possamos ser acusados. Jesus conquistou e venceu para sempre o pior que o pecado e o mal poderiam Lhe fazer. Ele atacou o mal e o venceu. Quando aceitamos Jesus pela fé, a vitória Dele é nossa.

Nunca houve neutralidade no conflito [cósmico entre o bem e o mal] (Lc 11:23), e não haverá na guerra final da Terra. Assim como cada anjo escolheu o lado de Jesus ou o de Lúcifer, a humanidade será levada à escolha final e irrevogável no fim dos tempos.

Segunda-feira, 27 de março de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos