O acerto de contas

 Lições da Bíblia1

Perto do fim do ministério de Jesus, Seus discípulos foram a Ele em particular e pediram: “Diga-nos quando essas coisas vão acontecer e que sinal haverá da Sua vinda e do fim dos tempos” (Mt 24:3). A resposta de Jesus aos discípulos está registrada em dois capítulos. Mateus 24 fala sobre sinais no mundo ao nosso redor, como guerras, fome, terremoto, desastres etc. Mateus 25 fala sobre as condições na igreja pouco antes de Jesus voltar. Essas condições são ilustradas por três histórias que mostram as atitudes do povo de Deus no contexto da missão, uma das quais é uma parábola sobre os talentos, que fala sobre como Seu povo usou os dons que Deus lhe deu.

5. Leia Mateus 25:14-19. Quem viajou para um país distante? A quem Ele confiou Seus bens? O que significa “ajuste de contas” (ver Mt 25:19)?

Mateus 25:14-19 (ARA)2: “14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. 16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.

Às vezes pensamos em talentos como dons naturais como cantar, falar, etc., mas na história semelhante das dez minas, em Lucas 19:12-24, o dinheiro e sua gestão são especificamente declarados. Ellen G. White também declarou: “Foi-me mostrado que a parábola dos talentos não tem sido plenamente compreendida. Essa importante lição foi dada aos discípulos para benefício dos cristãos que viveriam nos últimos dias. E os talentos não representam meramente a capacidade de pregar e instruir pela Palavra de Deus. A parábola aplica-se aos recursos temporais que Deus confiou ao Seu povo” (Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 180).

6. Leia Mateus 25:20-23. O que Deus disse àqueles que foram fiéis gestores do dinheiro no apoio à Sua causa? O que significa “participar da alegria do seu Senhor” (Mt 25:23)?

Mateus 25:20-23 (ARA)2: “20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

É bastante natural para nós pensar que a outra pessoa tenha mais talentos do que nós e, portanto, seja mais responsável para com Deus. Nessa história, no entanto, foi a pessoa com apenas um talento – a menor soma de dinheiro – que se mostrou infiel e perdeu o reino. Em vez de pensar nas responsabilidades dos outros, vamos nos concentrar nos talentos que Deus nos confiou e como podemos usá-los para Sua glória.

Como nos sairemos quando Deus vier para “acertar contas” conosco?

Quarta-feira, 22 de março de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos