Olhando para a recompensa

 Lições da Bíblia1

Após a conversão de Paulo, ele mergulhou totalmente na causa de Cristo. Devido à sua instrução e mente aguçada, poderia ter sido muito bem-sucedido de uma perspectiva mundana. No entanto, como Moisés, Paulo escolheu sofrer com os fiéis de Deus e pela causa de Cristo. Sofreu açoites, apedrejamento, prisão, naufrágio, fome, frio e muito mais (2Co 11:24-33). Como ele foi capaz de suportar tudo isso?

7. Leia Romanos 8:16-18. Como o conhecimento de que ele era um filho de Deus foi um fator em sua fidelidade?

Romanos 8:16-18 (ARA)2: “16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. 18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.”

O valor que Paulo atribuía à recompensa dos fiéis o deixava animado em relação ao chamado para sofrer por Cristo. Ele escreveu da prisão: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13, 14).

8. Leia 1 Timóteo 6:6-12. Qual é a mensagem crucial nesses versos para os cristãos de hoje?

1 Timóteo 6:6-12 (ARA)2: “6 De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. 7 Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. 8 Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. 9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. 10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 11 Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a , o amor, a constância, a mansidão. 12 Combate o bom combate da féToma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.

Do ponto de vista bíblico, prosperidade é ter o que você precisa, quando precisa. Não é o acúmulo de bens. Prosperidade também é reivindicar a promessa de Deus em Filipenses 4:19: “E o meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, tudo aquilo de que vocês precisam”. Finalmente, prosperidade é ser grato pelo que você tem no Senhor e confiar Nele em todas as coisas.

Deus não promete aos Seus filhos que todos eles serão ricos nos bens deste mundo. Na verdade, Ele diz que todos os que têm vida piedosa sofrerão perseguição. O que Ele oferece é melhor do que qualquer riqueza mundana. Ele diz: “Suprirei suas necessidades, e aonde quer que você vá, Eu estarei com você”. Então, no fim, o Senhor dará aos Seus fiéis verdadeira riqueza, responsabilidade e vida eterna. Que recompensa incrível!

Perto do fim de sua vida, Paulo disse as palavras que estão registradas em 2 Timóteo 4:6 a 8. Que todos nós, pela graça de Deus, possamos dizer o mesmo, e com a mesma garantia também.

Quinta-feira, 23 de março de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos