A coroa do vencedor

 Lições da Bíblia1

João descreveu Jesus como “um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada” (Ap 14:14). A palavra para “coroa” é stephanos, que é a coroa de um vencedor. Quando um atleta ganhava uma competição importante, ele recebia um stephanos, uma coroa de honra, de glória e vitória.

Jesus usou uma coroa de espinhos, simbolizando vergonha e zombaria. Ele já foi rejeitado pelos homens, repreendido, cuspido e ferido. Mas agora Ele usa uma coroa de glória. Ele voltará, mas dessa vez como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

6. Leia Apocalipse 14:15 e Marcos 4:26-29. Que semelhanças você vê entre os textos? Do que falam essas passagens?

Apocalipse 14:15 (ARA)2: “Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu!

Marcos 4:26-29 (ARA)2: “26 Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; 27 depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. 28 A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. 29 E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.

O anjo vem da presença de Deus na glória do templo e diz a Jesus: “Chegou a hora da colheita, visto que os campos da Terra já amadureceram!”. Em outras palavras, “Vá buscar os Seus filhos e traga-os para casa”.

No NT, várias vezes Jesus faz ilustrações da agricultura. Ele usou o simbolismo da colheita madura para ilustrar o crescimento da semente do evangelho no coração.

“A germinação da semente representa o início da vida espiritual, e o desenvolvimento da planta é um belo símbolo do crescimento cristão. Como ocorre na natureza, assim é na graça; não pode haver vida sem crescimento. A planta deve crescer ou morrer. Como seu crescimento, que é silencioso e imperceptível, mas constante, assim é o desenvolvimento da vida cristã, que pode ser perfeita em cada fase de desenvolvimento; contudo, haverá progresso contínuo se o propósito de Deus se cumprir em nós. A santificação é obra de toda uma vida. Multiplicando-se as oportunidades, nossa experiência se ampliará, e nosso conhecimento crescerá” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus [CPB, 2021], p. 33).

O amadurecimento do grão dourado representa as pessoas transformadas pela graça, motivadas pelo amor, que obedecem para a glória do nome de Cristo. O coração delas é um com o coração de Jesus, e o que eles querem é o que Ele quer.

Ellen G. White diz que a “nossa vida pode ser perfeita em cada fase de desenvolvimento”. O que isso significa, especialmente quando vemos nossos defeitos?

Quarta-feira, 05 de abr. de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos