Temer e obedecer a Deus

 ; Eclesiastes 12:13, 14. De acordo com esses textos, qual é o resultado de “temer a Deus”?

Deuteronômio 6:2 (ARA)2: “para que temas ao Senhor, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordenotu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados.

Salmo 119:73, 74 (ARA)2: “73 As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaramensina-me para que aprenda os teus mandamentos. 74 Alegraram-se os que te temem quando me viram, porque na tua palavra tenho esperado.

Eclesiastes 12:13, 14 (ARA)2: “13 De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentosporque isto é o dever de todo homem. 14 Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.

Essas passagens revelam que há uma ligação entre temer a Deus e guardar Seus mandamentos. Temer a Deus é uma atitude de respeito reverente que nos leva à obediência. O apelo urgente do Céu é que os salvos pela graça sejam obedientes aos mandamentos divinos (Ef 2:8-10). A graça não nos liberta de obedecer à lei de Deus. O evangelho nos liberta da condenação da lei, não de nossa responsabilidade de obedecer à lei.

A graça não só nos livra da culpa do nosso passado, mas nos dá poder para viver de forma piedosa e obediente no presente. O apóstolo Paulo declarou que, “Por meio Dele viemos a receber graça e apostolado por amor do Seu nome, para a obediência da fé, entre todos os gentios” (Rm 1:5).

Há pessoas que têm a estranha ideia de que a salvação pela graça de alguma forma invalida a lei de Deus ou minimiza a necessidade de obediência. Acreditam que qualquer conversa sobre obediência seja legalismo. Declaram: “Tudo o que quero é Jesus”. A pergunta é: Que Jesus? Um Jesus criado por mim ou o Jesus das Escrituras? Cristo nunca nos faz minimizar Sua lei, que é a transcrição de Seu caráter. O Cristo das Escrituras nunca nos leva a minimizar as doutrinas da Bíblia, que revelam mais claramente quem Ele é e qual é o Seu plano para este mundo. Nunca nos leva a reduzir Seus ensinamentos a chavões dispensáveis. Cristo é a personificação de toda a verdade doutrinária. Jesus é a verdade encarnada. Ele é o cumprimento da doutrina.

O apelo final do Apocalipse é para que aceitemos, mediante a fé em Jesus, a plenitude do que Ele oferece. Chama-nos a “temer a Deus”, temor demonstrado pela fé em Seu poder redentor para nos capacitar a viver de forma piedosa e obediente.

“Não temam os que matam o corpo, mas não podem matar a alma; pelo contrário, temam Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mt 10:28). Essas palavras de Jesus nos ajudam a entender o que significa temer a Deus?

Segunda-feira, 17 de abr. de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos