Uma vida centrada em Deus

 Lições da Bíblia1

Em uma era de consumismo, quando os valores seculares tornaram o eu o centro, o apelo do Céu é que deixemos a tirania do egocentrismo e a escravidão da vanglória e tornemos Deus o centro de nossa vida. Para alguns, o dinheiro é o mais importante. Para outros, é o prazer ou o poder ou ainda esportes, música ou entretenimentos. A mensagem do Apocalipse é um chamado alto e claro a temer, respeitar e honrar a Deus como o verdadeiro centro da vida.

3. Leia Mateus 6:33, Colossenses 3:1, 2 e Hebreus 12:1, 2. O que essas passagens nos dizem sobre fazer de Deus o centro da nossa vida?

Mateus 6:33 (ARA)2: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Colossenses 3:1, 2 (ARA)2: “1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deusa. 2 Pensai nas coisas lá do altonão nas que são aqui da terra;

Hebreus 12:1, 2 (ARA)2: “1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

A questão central no conflito final da Terra é uma batalha pela mente. É, de fato, uma batalha pela lealdade, autoridade e compromisso com a vontade de Deus.

A batalha final do grande conflito é entre o bem e o mal para controlar nossos pensamentos. O apóstolo Paulo nos advertiu: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus” (Fp 2:5). A mente é a cidadela do nosso ser, é a fonte de nossas ações. A palavra “tenham”, nessa passagem, significa “permitam” ou “escolham”. Trata-se de um ato que exprime vontade. A escolha de ter a mente de Cristo é a escolha de permitir que Jesus modele nosso pensamento preenchendo nossa mente com as coisas da eternidade. Nossas ações revelam nosso modo de pensar. Temer a Deus é torná-Lo o primeiro em nossa vida.

É fácil, em certo sentido, controlar nossos pensamentos, pelo menos quando estamos cientes de que precisamos controlá-los. Muitas vezes, o problema é que, a menos que façamos um esforço consciente para pensar nas coisas certas, nas “coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra” (Cl 3:2), nossa mente, caída e pecaminosa como é, naturalmente tenderá para as coisas indignas do mundo. Por isso, precisamos, como Paulo disse, escolher proposital e deliberadamente pensar nas coisas celestiais, usando o dom sagrado do livre-arbítrio.

Leia Filipenses 4:8 [“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”]. Como cumprir a instrução de Paulo nessa passagem?

Terça-feira, 18 de abr. de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote