A criação, o sábado e o tempo do fim

 Lições da Bíblia1

O grande conflito, que começou no Céu milênios atrás, girou em torno da autoridade de Deus. O questionamento permanece o mesmo no presente.

4. Leia Apocalipse 14:7, 9 e 12. Resuma esses versos completando as frases nas linhas abaixo:

Apocalipse 14:7, 9 e 12 (ARA): “7 dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. […] 9 Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, […] 12 Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

Apocalipse 14:7 é um chamado para:

Apocalipse 14:9 é um apelo solene para não:

Apocalipse 14:12 descreve um povo que:

Essas passagens deixam claro que, nos últimos dias, a questão central do conflito entre o bem e o mal, entre Cristo e Satanás, é a adoração. Adoramos o Criador ou a besta? Visto que a criação é a base de todas as nossas crenças (afinal, qual das nossas doutrinas teria sentido à parte de Deus como Criador), o sábado do sétimo dia – inserido no próprio relato da criação (Gn 2:1-3) – é o sinal eterno e imutável dessa criação. É o símbolo mais fundamental do ensino mais básico. Mais fundamental ainda nesse contexto só o próprio Deus.

Portanto, usurpar o sábado do sétimo dia é usurpar a autoridade do Senhor no nível mais alto possível, Sua autoridade como Criador. É rejeitar e erradicar toda a autoridade na sua essência. É, de fato, buscar tomar o lugar do próprio Deus (2Ts 2:4).

É claro, o ponto em questão nos últimos dias é nosso amor e lealdade para com Jesus. Contudo, de acordo com a Bíblia, esse amor é expresso por meio da obediência aos mandamentos (1Jo 5:3; Ap 14:12) – e, dentre os mandamentos, somente o sábado está por trás de tudo, pois só ele aponta para Deus como Criador (Êx 20:8-11). Não é de admirar que ele será o símbolo externo da divisão final entre aqueles que adoram o Senhor e aqueles que adoram a besta (Ap 14:11, 12). Considerando o quão essencial e fundamental é o sábado, é difícil imaginar que a questão final da adoração ao Criador pudesse girar em torno de qualquer outra coisa.

Muitas pessoas argumentam que não faz diferença que dia se observa como sábado, desde que observemos um dia. Como podemos refutar esse argumento com a Bíblia?

Quarta-feira, 17 de maio de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote