Companheiro na tribulação

 Lições da Bíblia1

Após Sua ascensão (At 1:9), Jesus visitou o último apóstolo vivo, João, na ilha de Patmos, onde ele havia sido exilado pelo cruel imperador romano Domiciano.

1. Leia Apocalipse 1:9; Mateus 13:21; Atos 14:22 e João 16:33. Qual é a mensagem para todos os que procuram seguir Jesus?

Apocalipse 1:9 (ARA)2: “Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.”

Mateus 13:21 (ARA)2: “mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.”

Atos 14:22 (ARA)2: “fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.”

João 16:33 (ARA)2: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Separado do apoio da família, dos amigos e da comunidade cristã, João não foi deixado sozinho nas tribulações e problemas que enfrentava como seguidor de Jesus. O ministério dele não tinha terminado; seu testemunho não estava completo. Um ser angelical de brilho deslumbrante o visitou naquela ilha solitária e lhe trouxe uma mensagem diretamente do trono de Deus. Essa mensagem de Jesus ecoaria pelos corredores do tempo através dos séculos. Era uma mensagem de esperança para todas as gerações, mas especialmente para preparar o povo de Deus nos últimos dias para a volta de Jesus. É uma mensagem séria de advertência, bem como de encorajamento para o tempo do fim, à medida que nos preparamos para enfrentar as provas dos últimos dias (ou mesmo ao enfrentar as provas da atualidade).

Se você entrasse na caverna onde se afirma que João recebeu a visita do anjo com a visão profética, notaria estas palavras inscritas em uma placa à entrada resumindo o Apocalipse: “Temam a Deus e deem glória a Ele, pois é chegada a hora em que Ele vai julgar. E adorem Aquele que fez o céu, a Terra, o mar e as fontes das águas” (Ap 14:7).

A questão central do Apocalipse é a adoração. Fomos criados como adoradores. Cada um de nós adora algo ou alguém. A verdadeira adoração, a adoração ao Criador, nos permite descobrir o real propósito da vida. Ela não só nos dá algo pelo que morrer, mas, mais importante, nos dá algo pelo que viver e, se necessário, suportar tribulações. E, à medida que as crises finais surgirem, entenderemos melhor as palavras: “através de muitas tribulações, nos importa entrar no Reino de Deus” (At 14:22).

Se servos fiéis de Deus, como João, enfrentaram sofrimento e tribulação, o que nos faz pensar que não enfrentaremos problemas? (Veja 1Pe 4:12-15 [“12 Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; 13 pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. 14 Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus. 15 Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem;”]).

Domingo, 07 de maio de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos