Um engano não tão sutil

 Lições da Bíblia1

Na tentativa de destruir a singularidade de nossa criação, o diabo introduziu uma contrafação não tão sutil. A contrafação, aceita até mesmo por alguns de nós, é a seguinte: Deus é o principal Agente da criação, mas Ele levou longas eras para trazer a vida à existência. O processo que Ele usou foi a evolução. Essa abordagem tenta harmonizar “dados científicos” com o relato de Gênesis. Afirma que os dias da criação são períodos de tempo longos e indefinidos e que a vida na Terra tem bilhões de anos.

3. Como Deus criou o mundo? Sl 33:6, 9; Hb 11:3

Sl 33:6, 9 (ARA)2: “6 Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles. […] 9 Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.”

Hb 11:3 (ARA)2: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deusde maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.

O relato bíblico é claro. Deus “falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo passou a existir” (Sl 33:9). “Pela fé, entendemos que o Universo foi formado pela palavra de Deus” (Hb 11:3). Em Gênesis 1, o autor afirma que Deus criou o mundo em seis dias literais de 24 horas e descansou no sétimo. A estrutura linguística de Gênesis 1 e 2 não admite nada diferente. Até mesmo estudiosos que não acreditam na criação literal de seis dias reconhecem que a intenção do autor era falar sobre a criação em seis dias.

A palavra hebraica para “dia” em Gênesis 1 é yom. Na Bíblia, toda vez que um número modifica a palavra yom como um adjetivo (terceiro dia, primeiro dia, etc.), limita o tempo a 24 horas. É sempre um período de 24 horas.

Além disso, se Deus não criou o mundo em seis dias literais, que valor teria o sábado? Por que Deus ordenaria que lembrássemos dele? Não faria absolutamente nenhum sentido deixar o sábado como um legado eterno de uma semana de criação de seis dias se essa semana literal nunca tivesse existido. Aceitar longas eras de criação é questionar a necessidade do sábado e levantar sérias questões sobre a integridade das Escrituras.

Ao atacar o sábado, Satanás desafia o ponto central da autoridade divina, e o que poderia ser mais eficaz em destruir o memorial da criação em seis dias do que negar a realidade dessa criação em seis dias? Não é à toa que tantas pessoas, incluindo cristãos, ignoram o sábado. Que preparação para o engano final!

Terça-feira, 16 de maio de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote