O conflito cósmico

Lições da Bíblia1

3. Leia Mateus 27:45-50. O que Cristo passou na cruz? O que Jesus quis dizer ao perguntar a Deus por que Ele O havia desamparado, e como essa cena nos ajuda a entender o que significa ter “a fé de Jesus”? (Ap 14:12, ARC)

Mateus 27:45-50 (ARA)2: “45 Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda a terra. 46 Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? 47 E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Ele chama por Elias. 48 E, logo, um deles correu a buscar uma esponja e, tendo-a embebido de vinagre e colocado na ponta de um caniço, deu-lhe a beber. 49 Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo. 50 E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.

Pendurado na cruz, envolto na escuridão, carregando a culpa, a vergonha e a condenação dos pecados do mundo, desconectado do amor do Pai, Jesus dependia do relacionamento que havia tido com o Pai em Sua vida. Ou seja, por meio de uma vida de completa dependência do Pai, mesmo nos momentos bons, Jesus tinha sido preparado para os piores momentos, até mesmo a cruz. O Salvador confiou, mesmo quando tudo ao redor clamava para que Ele duvidasse. Quando parecia que Deus O havia abandonado, Jesus não desistiu.

“Em meio da terrível escuridão, aparentemente abandonado por Deus, Cristo sofrera as piores consequências da miséria humana. Durante aquelas horas pavorosas, apoiara-Se às provas que anteriormente haviam sido dadas a Ele quanto à aceitação de Seu Pai. […] Pela fé saiu Cristo vitorioso” (Ellen G. White, Cristo Triunfante [MM 2002], p. 304).

A fé de Jesus é tão profunda, confiante e comprometida que os demônios do cosmos e as provações da Terra não podem abalá-la. É uma fé que confia quando não pode ver, acredita quando não consegue entender, agarra com firmeza quando há pouco em que se agarrar. Essa “fé de Jesus” é uma dádiva que recebemos pela fé. Ela nos sustentará na crise que está à frente. É “a fé de Jesus” habitando em nosso coração que nos permite adorar a Cristo como supremo e perseverar firmemente quando a marca da besta for imposta.

A fé, contudo, não surge do nada. Os fiéis aprendem a viver pela fé dia após dia. Em tempos bons, em tempos ruins, quando sentimos Deus próximo, quando Ele parece distante, não importa. “O justo viverá pela fé” (Gl 3:11; Hc 2:4). O momento de se preparar é agora. Cada provação suportada com fé produz frutos preciosos.

Você já sentiu a vida desmoronando, quando só podia se agarrar à sua fé? O que aprendeu? Como resistiu? Você pode ajudar pessoas que sofrem de modo semelhante?

Segunda-feira, 05 de junho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 

2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos