Cristo acima de todos os poderes

 Lições da Bíblia1

Paulo celebrou a exaltação de Jesus, que está sentado com o Pai no trono do cosmos. Tendo definido a posição de Cristo em relação ao Pai (“à Sua direita nos lugares celestiais”; Ef 1:20, ARA), Paulo se voltou para a relação de Jesus com “os poderes”. Como corregente com o Pai, Jesus está “muito acima” de todos eles (Ef 1:21, NVI).

4. Compare a menção que Paulo fez dos poderes espirituais do mal em Efésios 1:21; 2:2; 6:12. Por que o interesse nesses poderes?

Efésios 1:21 (ARA)2: “acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro.”

Efésios 2:2 (ARA)2: “nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

Efésios 6:12 (ARA)2: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

Atos 19:11-20, com a história dos sete filhos de Ceva, ilustra que, na época de Paulo, Éfeso era um centro de artes mágicas. “A característica predominante da prática da magia em todo o mundo helenístico era a consciência de um mundo espiritual que exercia influência sobre praticamente todos os aspectos da vida. O objetivo do mágico era discernir os espíritos benéficos dos nocivos e aprender suas diferentes atuações, forças relativas e autoridade. Através desse conhecimento, meios poderiam ser criados (com fórmulas faladas ou escritas, amuletos, etc.) para manipular os espíritos para o interesse do indivíduo. Com a fórmula adequada, uma doença induzida pelo espírito poderia ser curada, [ou] uma corrida de carruagens poderia ser vencida” (Clinton E. Arnold, Power and Magic: The Concept of Power in Ephesians, p. 18).

O interesse em nomear divindades e poderes em feitiços era uma característica da vida religiosa em Éfeso (At 19:13), e entre alguns até hoje. Paulo desejava deixar clara a relação entre Cristo e “os poderes”: o Jesus exaltado está “muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio” (Ef 1:21, NVI).

Para ter certeza de que o público entendesse que não há poder além de Jesus, ele acrescentou uma alusão à prática de reunir os nomes das divindades em feitiços: “Todo nome que se possa mencionar” (Ef 1:21). Voltando da dimensão do espaço para a do tempo, Paulo enfatizou a cronologia ilimitada da supremacia de Jesus sobre todos os poderes, a qual se aplica “não só no presente século, mas também no vindouro”.

Quais são algumas manifestações atuais dessas mesmas forças malignas e como ter certeza de que não seremos envolvidos por nenhuma delas?

Quarta-feira, 12 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos