Iludidos por nossos desejos

 Lições da Bíblia1

“Entre eles também nós todos andamos no passado, segundo as inclinações da nossa carne, […] e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais” (Ef 2:3).

Sem a intervenção divina, a existência é dominada não apenas pelas forças externas (Ef 2:2), mas também pelas internas: “as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos” (Ef 2:3; compare com Tg 1:14, 15; 1Pe 1:14).

2. O que Paulo quis dizer ao afirmar que seus ouvintes tinham sido “por natureza filhos da ira, como também os demais”? Ef 2:3; 5:6

Ef 2:3 (ARA)2: “entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.”

Ef 5:6 (ARA)2: “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.”

A realidade da vida perdida é muito angustiante, mas suas consequências para os últimos dias são ainda mais assustadoras. Pecadores, “por natureza filhos da ira, como também os demais” (Ef 2:3) estão sob a ameaça do juízo no fim dos tempos.

A expressão “por natureza filhos da ira” aponta também para outra realidade assustadora. Embora ainda tenhamos a imagem de Deus, há algo profundamente errado em nós. Ser cristão não é apenas uma questão de dominar um ou dois maus hábitos, ou superar “transgressões e pecados” ameaçadores (Ef 2:1). Não lutamos apenas contra pecados, mas contra o pecado. Somos inclinados à rebelião contra Deus e à autodestruição. Os seres humanos, por natureza, exibem um padrão de comportamento autodestrutivo e pecaminoso, seguindo os ditames de Satanás e seus próprios desejos pecaminosos inatos (Ef 2:2, 3). Os crentes já foram “por natureza filhos da ira”.

Paulo empregou o tempo passado: “éramos por natureza filhos da ira” (Ef 2:3). Isso não significa que os crentes já não possuam mais inclinação inerente ao mal. Parte considerável da carta (Ef 4:17–5:21) alertou que atos pecaminosos, enraizados em uma natureza pecaminosa, continuavam sendo uma ameaça para os cristãos. No entanto, isso significa que o “velho homem” não deve mais dominar o crente, que, através do poder de Cristo, pode “deixar de lado a velha natureza” e “se revestir da nova natureza, criada segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4:22-24).

O ser humano continua corrompido mesmo depois da entrega a Jesus? O que isso ensina sobre a importância de nos apegarmos a Ele a todo momento?

Segunda-feira, 17 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos