Jesus, todas as coisas e Sua igreja

 Lições da Bíblia1

Os primeiros cristãos viam no Salmo 110:1 uma profecia da exaltação de Jesus: “Disse o Senhor ao meu Senhor: ‘Sente-Se à Minha direita, até que Eu ponha os Seus inimigos por estrado dos Seus pés.’” Eles liam o Salmo 8 da mesma forma, com a afirmação de que Deus pôs tudo “sob Seus pés” (Sl 8:6), os pés do “Filho do Homem” (Sl 8:4). Embora acreditassem que os poderes das trevas nos lugares celestiais estivessem sobre eles e ameaçassem subjugá-los, eles se apossavam da verdade de que esses poderes estavam sob os pés de Cristo.

Observe: “Sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, para ser O Cabeça sobre todas as coisas, [o Pai] O deu à igreja” – ou “O designou Cabeça de todas as coisas para a igreja”, NVI – (Ef 1:22). Embora “todas as coisas” seja uma expressão universal e inclusiva, Paulo ainda tinha em mente os poderes mencionados em Efésios 1:21. Todas as coisas – incluindo os poderes cósmicos, sobrenaturais, espirituais – estão sob os pés de Cristo, sendo subservientes a Ele.

5. Que benefícios a exaltação de Cristo ao trono e Seu domínio sobre todas as coisas no Céu e na Terra dão à Sua igreja? Ef 1:22, 23

Ef 1:22, 23 (ARA)2: “22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

Deus tornou Cristo vitorioso sobre todos os poderes malignos. A igreja, identificada com Cristo e suprida por Ele com tudo de que precisa, é a própria vitória garantida sobre esses inimigos. O poder de Deus, em exibição na ressurreição e na exaltação de Cristo sobre todo poder cósmico, foi ativado para a igreja. Deus deu o Cristo vitorioso à igreja, que está tão unida a Ele a ponto de ser chamada de Seu corpo.

Como conhecer o Cristo exaltado e experimentar o poder de Deus? Paulo não aborda mecanismos ou estratégias para isso. No entanto, o fato de que a passagem faça parte de um “relato de oração” é sugestivo. Ele acreditava que Deus responderia à sua oração e afirmou a eficácia de celebrar na presença de Deus o poder divino, revelado em Cristo, e pediu que esse poder fosse atuante na vida dos crentes.

Você tem experimentado o poder da oração, não apenas em orações atendidas, mas na oração em geral? Como a oração nos aproxima de Deus e do poder oferecido em Jesus?

Quinta-feira, 13 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos