Mortos e enganados por Satanás

 Lições da Bíblia1

1. Qual é a ideia principal sobre o que Jesus fez por nós? Ef 2:1-10

Ef 2:1-10 (ARA)2: “1 Ele vos deu vidaestando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitosnos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”

Paulo já havia descrito a salvação dos cristãos (Ef 1:3-23) e contado, resumidamente, a história dos efésios (Ef 1:13). Ele contou a história da conversão deles com mais detalhes (Ef 2:1-10), com um enfoque mais pessoal. Contrastou a vida pecaminosa anterior dos efésios (Ef 2:1-3) com as bênçãos da salvação, retratadas como uma participação na ressurreição, ascensão e exaltação de Cristo (Ef 2:4-7), e celebrou o fundamento da salvação na graça e na obra divina de criação (Ef 2:8-10).

Essas três seções da passagem são resumidas ordenadamente nas expressões de Efésios 2:5: (1) “estando nós mortos em nossas transgressões”; (2) [Deus] “nos deu vida juntamente com Cristo”; (3) “pela graça vocês são salvos”.

Em Efésios 2:1, 2 Paulo enfatizou a triste realidade da existência anterior à conversão de seu público, observando que eles estiveram espiritualmente mortos, praticando pecados como padrão de vida e sendo dominados por Satanás. Visto que Paulo escrevia para vivos, referiu-se a eles como outrora “mortos”, em um sentido figurado (Ef 5:14). No entanto, a dificuldade deles era real e terrível, uma vez que estiveram antes separados de Deus, a Fonte da Vida (Cl 2:13; Rm 5:17; 6:23).

Ao refletir sobre o passado de seus ouvintes, Paulo identificou duas forças externas que os dominaram. A primeira era “o curso deste mundo” (Ef 2:2) – os costumes e o comportamento da sociedade de Éfeso, que desfiguravam a vida humana em rebelião contra Deus.

Satanás é descrito de duas maneiras como a segunda força externa que havia dominado a existência anterior dos crentes. Ele é “o príncipe da potestade do ar” (Ef 2:2), uma vez que “o ar” (ou “lugares celestiais”) é identificado como o local dos poderes sobrenaturais, incluindo os malignos (Ef 1:3; 3:10; 6:12). Além disso, ele é ativo na Terra, pois é “o espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Ef 2:2).

O que esses versos ensinam sobre a realidade do grande conflito? Como ter consolo e esperança sabendo que Jesus venceu e que podemos compartilhar de Sua vitória?

Domingo, 16 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos