O apóstolo dos gentios aprisionado

 Lições da Bíblia1

1. Leia Efésios 3. Identifique um ou dois temas principais. Que pontos de vista importantes Paulo demonstrou?

Efésios 3 (NAA)2: 1 Por essa razão eu, Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesuspor amor de vocês, os gentios — 2 se é que vocês ouviram falar a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada em favor de vocês, 3 pois, segundo uma revelação, me foi dado a conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente. 4 Ao lerem o que escrevi, poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo, 5 o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como agora foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, pelo Espírito. 6 O mistério é que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho, 7 do qual fui constituído ministro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida segundo a força operante do seu poder. 8 A mim, o menor de todos os santos, foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo 9 e manifestar a todos qual é a dispensação do mistério que, durante tempos passados, esteve oculto em Deus, que criou todas as coisas. 10 E isso para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida dos principados e das potestades nas regiões celestiais, 11 segundo o eterno propósito que Deus estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor. 12 Em Cristo, temos ousadia e acesso a Deus com confiança, mediante a fé nele. 13 Portanto, eu peço que não desanimem por causa das minhas tribulações em favor de vocêspois isso é motivo de honra para vocês14 Por essa razão, eu me ponho de joelhos diante do Pai, 15 de quem toda a família, nos céus e na terra, recebe o nome. 16 Peço a Deus que, segundo a riqueza da sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no íntimo de cada um. 17 E assim, pela fé, que Cristo habite no coração de vocês, estando vocês enraizados e alicerçados em amor. 18 Isto para que, com todos os santos, vocês possam compreender qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que vocês fiquem cheios de toda a plenitude de Deus. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”

Efésios 3 tem uma estrutura interessante. Paulo começou o capítulo com estas palavras: “Por essa razão eu, Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vocês, os gentios” (Ef 3:1). Em seguida, interrompeu essa ideia e partiu para uma longa divagação focada em seu trabalho como apóstolo dos gentios (Ef 3:2-13). Depois sinalizou um retorno à sua linha de pensamento original ao repetir a expressão: “Por essa razão” (Ef 3:14), apresentando seu relatório de oração interrompido (v. 14-21).

Em Efésios 3:1, Paulo se identificou como “prisioneiro de Cristo”, sua maneira de dizer que, embora residisse em cativeiro e aparentemente estivesse sob a autoridade do Império Romano, havia um propósito mais profundo e divino se desenrolando em sua vida. Ele não era prisioneiro de Roma, mas “prisioneiro de Cristo Jesus”! (Ef 4:1).

A menção de Paulo às suas “tribulações” (Ef 3:13) e a referência posterior a suas cadeias (Ef 6:20) sugerem que ele não estava em prisão domiciliar relativamente confortável (At 28:16), mas na prisão. Estar preso no primeiro século e em um calabouço romano era desafiador. As prisões romanas não tinham instalações sanitárias e refeições regulares. O império tinha pouca necessidade de prisões, já que o encarceramento não era o meio de punição. As pessoas ficavam presas apenas enquanto aguardavam julgamento ou execução. Os prisioneiros deviam se manter ou depender de parentes e amigos para conseguir alimentos e suprir outras necessidades.

As preocupações de Paulo talvez se concentrassem no impacto emocional de sua prisão sobre os crentes, uma vez que ser prisioneiro era uma desgraça social extrema no contexto de uma cultura de honra-vergonha. Ele podia temer que alguns indagassem: “Como Paulo pode ser apóstolo e mensageiro do Cristo exaltado e ser um prisioneiro desprezado?” Por isso, ele reformulou sua condição de preso, ajudando os crentes a ver isso como parte do plano divino. Ele estava sofrendo por eles (“em favor de vocês”), e o que parecia ser fonte de vergonha era para sua “honra” (Ef 3:13).

Como confiar nos caminhos de Deus em meio a circunstâncias muito difíceis?

Domingo, 30 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos