O Espírito Santo: selo e garantia

 Lições da Bíblia1

5. Em Efésios 1:13, 14, Paulo contou brevemente a história de conversão de seus leitores. Quais foram os passos dessa história?

Efésios 1:13, 14 (ARA)2: “13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também cridofostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

Ao discorrer sobre a importância do Espírito Santo na vida dos crentes, Paulo usou duas imagens, ou metáforas, para o Espírito. Primeiramente descreveu o Espírito Santo como um “selo”, identificando uma presença seladora do Espírito que ocorre desde o momento da conversão. Nos tempos antigos, usavam-se selos para variadas funções: autenticar cópias de leis e acordos, validar a excelência ou a quantidade do conteúdo de um recipiente (Ez 28:12) ou testemunhar transações (Jr 32:10-14, 44), contratos, cartas (1Rs 21:8), testamentos e adoções. Impresso em um objeto, um selo indicava tanto propriedade quanto proteção. A presença do Espírito Santo na vida marca o crente como propriedade de Deus e expressa a promessa divina de proteção (compare com Ef 4:30). Eles “receberam o selo do Espírito Santo da promessa” (Ef 1:13).

“Paulo afirma claramente que no momento que alguém entrega a vida a Jesus e crê Nele, o Espírito Santo sela (do verbo grego: sphragizo) aquele crente em Cristo para o dia da redenção. Verdade maravilhosa, libertadora e reconfortante! O Espírito de Deus marca os seguidores de Cristo com o selo da salvação assim que eles creem” (Jiří Moskala, “Misinterpre- ted End-Time Issues: Five Myths in Adventism”, Journal of the Adventist Theological Society 28, n. 1 [2017], p. 95).

A segunda imagem que Paulo utilizou para o Espírito Santo foi a de “garantia”. O Espírito Santo é a garantia da nossa herança, o que nos dirige para o momento em que a herança será dada na íntegra (compare com 2Co 1:22; 5:5).

A palavra traduzida como “garantia” (arrabon) foi um empréstimo do hebraico e era usada no grego comum ou koiné do NT para indicar uma “primeira parcela”, “depósito” ou “pagamento adiantado” que exige do comprador pagamentos adicionais.

Os crentes não pagam essa garantia, mas a recebem de Deus. A presença preciosa do Espírito Santo na vida dos crentes, segundo Paulo, é a primeira parcela da herança completa da salvação e da redenção que virá com o retorno de Cristo. Nossa parte é receber com o coração grato e submisso o que nos foi oferecido em Jesus.

Quinta-feira, 06 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos