O grandioso plano divino centrado em Cristo

 Lições da Bíblia1

3. Qual é o plano de Deus para a “plenitude dos tempos” e qual é o seu alcance? Ef 1:9, 10

Ef 1:9, 10 (ARA)2: “9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra;

Paulo usou três rótulos para o plano de Deus: (1) “o mistério da Sua vontade”, (2) “o Seu propósito” e (3) um plano para a “plenitude dos tempos”. Qual é o plano supremo, final, de Deus? Unir em Jesus tudo, em todos os lugares.

O termo grego que Paulo usou para descrever o plano divino é inusitado (anakephalaiosasthai) e significa “conduzir”, “somar” ou “fazer convergir” todas as coisas em Cristo. Na prática contábil antiga, “somava-se” uma coluna de algarismos e colocava-se o total no topo. Jesus está no topo do plano divino final e escatológico. Esse plano centrado em Cristo foi elaborado “antes da fundação do mundo” (Ef 1:4) e é tão amplo que abrange todo o tempo (“a plenitude dos tempos”) e espaço (“todas as coisas, tanto as do Céu como as da Terra”). Paulo anunciou a unidade em Cristo como o grandioso e divino objetivo para o Universo.

Ao discutir o plano divino para a “plenitude dos tempos” (Ef 1:10), Paulo compartilhou o tema sobre o qual discorreu na carta. Deus iniciou Seu plano de unificar todas as coisas, fundamentado na morte, ressurreição, ascensão e exaltação de Jesus (Ef 1:15–2:10), fundando a igreja e unificando nela elementos diferentes da humanidade, judeus e gentios (Ef 2:11–3:13).

Assim, a igreja sinaliza aos poderes malignos que o plano divino está em andamento e que o governo de discórdia findará (Ef 3:10). A Bíblia diz: “O diabo desceu até vocês, cheio de fúria, sabendo que pouco tempo lhe resta” (Ap 12:12).

A última metade de Efésios começa com um chamado veemente à unidade (Ef 4:1-16) e continua com uma longa exortação para se evitar comportamentos que prejudiquem a unidade. O livro enfatiza então a solidariedade entre os irmãos na fé (Ef 4:17–6:9). Paulo concluiu sua argumentação com a imagem animadora da igreja como um exército unificado, que promove com vigor a paz em nome de Cristo (Ef 6:10-20).

Você reconhece que a redenção em Cristo faz parte do vasto e grandioso plano divino supremo, arquitetado para unir todas as coisas em Jesus? Deseja celebrar essa bênção?

Terça-feira, 04 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos