Redenção cara, perdão abundante

 Lições da Bíblia1

O pecado tinha dominado os efésios. Paulo declarou que eles tinham sido “mortos-vivos” antes de encontrar Cristo: “mortos em suas transgressões e pecados”, vivendo conforme Satanás ordenava (Ef 2:1-3). Escravizados pelo pecado, não podiam se libertar. Precisavam ser resgatados. Deus fez isso mediante a graça em Cristo. Paulo celebra duas bênçãos da graça aos crentes: redenção e perdão.

2. Leia Efésios 1:7, 8. “Redenção” é uma ideia frequente no NT. Compare o uso desse conceito em Colossenses 1:13, 14, Tito 2:13, 14 e Hebreus 9:15. Que temas essas passagens têm em comum com Efésios 1:7, 8?

Efésios 1:7, 8 (ARA)2: “7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência,

Colossenses 1:13, 14 (ARA)2: “13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.”

Tito 2:13, 14 (ARA)2: “13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, 14 qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

Hebreus 9:15 (ARA)2: “Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.

A palavra grega para “redenção” (Ef 1:7) é apolutrosis, que se referia à compra da liberdade de um escravo ou ao pagamento para libertar um cativo. A palavra ecoa a voz do traficante de escravos leiloando sua mercadoria e o ruído frio das algemas. Quando o NT fala sobre redenção, destaca o custo elevado para conseguir libertar os escravos.

A liberdade tem um custo extremo: “Nele temos a redenção, pelo Seu sangue” (Ef 1:7). A noção de redenção celebra a generosidade de Deus em pagar o alto preço da liberdade. Deus nos dá liberdade e dignidade. Não somos mais escravizados!

“Ser redimido é ser tratado como pessoa, não como objeto. É tornar-se um cidadão do Céu, em vez de um escravo da Terra” (Alister E. McGrath, What Was God Doing on the Cross? [Grand Rapids, MI: Zondervan, 1992], p. 78).

Observe com atenção que a ideia de que Deus paga o preço da redenção a Satanás é medieval, não bíblica. Deus não deve nem paga nada a Satanás.

Os benefícios do Calvário incluem “a remissão dos pecados” (Ef 1:7). Na cruz, Cristo pagou o preço do nosso pecado passado e futuro, “cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças” (Cl 2:14). Ao realizar essa obra de redenção e perdão por meio de Cristo, Deus age como nosso generoso Pai, com a “riqueza da Sua graça”, que derrama “abundantemente sobre nós” (Ef 1:7, 8).

O que significa termos sido perdoados e redimidos pelo sacrifício de Cristo? E se nos sentirmos indignos disso? (Dica: somos indignos; por isso, Ele morreu na cruz.)

Segunda-feira, 03 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote