Ressuscitados e exaltados com Cristo

 Lições da Bíblia1

Usando duas palavras poderosas (“Mas Deus”), Paulo partiu da triste descrição do passado de seu público (Ef 2:1-3) para a nova realidade, cheia de esperança, que marcava a vida deles como crentes (Ef 2:4-10).

3. Em que sentido os crentes participam da ressurreição, ascensão e exaltação de Cristo? Quando isso ocorre? Ef 2:6, 7

Ef 2:6, 7 (ARA)2: “6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.”

Efésios é uma carta encharcada de Cristo e que destaca a unidade dos crentes com o Senhor. Paulo estende esse tema ao empregar três verbos compostos para revelar a verdade impressionante de que, por meio das iniciativas de Deus, os crentes participam de importantes eventos da história da salvação que se concentram no Messias, Jesus (Ef 2:5, 6). São eles:

(1) Deu-nos vida juntamente com Cristo; (2) Juntamente com Ele nos ressuscitou (Paulo provavelmente empregou essa expressão para indicar a participação dos crentes na ascensão de Cristo ao Céu); (3) e com Ele nos fez assentar “nas regiões celestiais”, o que significa que os crentes participam da exaltação de Cristo no trono do cosmos. Eles são coexaltados com Jesus.

Para entender o poder do argumento de Paulo, devemos voltar a Efésios 1:19-23 e relembrar que, em Sua morte, ressurreição, ascensão e exaltação, Cristo obteve vitória sobre todos os poderes malignos e espirituais que outrora dominavam os crentes. Na ressurreição, ascensão e exaltação de Jesus, esses poderes, embora ainda ativos e ameaçadores, foram completamente vencidos. O cosmos mudou, bem como a realidade. Os crentes não são meros espectadores desses eventos, mas estão envolvidos neles de forma pessoal e profunda. Temos vida juntamente com Cristo, fomos ressuscitados e exaltados com Ele. Isso abre uma nova gama de possibilidades para nós. Temos o direito de passar de uma existência dominada por demônios para uma vida de abundância espiritual e poder Nele (2Tm 1:7).

“Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2Tm 1:7). Os versos do estudo de hoje ajudam a entender essa passagem?

Terça-feira, 18 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote