Glória na igreja e em Cristo

 Lições da Bíblia1

5. Paulo concluiu seu relato de oração com uma doxologia, um breve e poético louvor a Deus. Por que ele louvou a Deus? Ef 3:20, 21

Ef 3:20, 21 (NAA)2: “20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”

Paulo registrou suas orações pelos crentes (Ef 3:14-19). Ele orou de forma direta e poderosa. Sua doxologia levanta duas questões: 1. A passagem exalta a igreja de forma indevida, colocando-a em pé de igualdade com Cristo, na expressão “a Ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus” (Ef 3:21)? Embora Paulo estivesse bastante interessado na igreja em Efésios, está claro que Cristo é o Salvador da igreja, pois é Ele que habita no coração dos crentes (Ef 3:17). Na doxologia, o apóstolo louvou a Deus pela salvação oferecida à igreja por meio de Cristo Jesus.

2. A expressão “por todas as gerações, para todo o sempre” (Ef 3:21) retrata um futuro restrito à Terra e interminável para a igreja, adiando o retorno de Cristo? Efésios exibe uma expectativa sólida para o futuro. Por exemplo, Efésios 4:30 olha para “o dia da redenção”. Além disso, os crentes experimentarão o poder de Cristo “não só no presente século, mas também no vindouro” (Ef 1:21). A doxologia de Paulo deve ser lida como celebração do poder de Cristo exercido em favor dos crentes.

Voltando ao segundo relato de oração de Paulo (Ef 3:14-21; compare com Ef 1:15-23), vemos que ele encontra forças na extensão cósmica do cuidado do Pai (Ef 3:14, 15), na disponibilidade do Espírito Santo (Ef 3:16), na parceria do próprio Cristo (Ef 3:17) e no amor imensurável de Cristo (Ef 3:18, 19). Isso é tão verdadeiro que ele imaginou os crentes sendo preenchidos “de toda a plenitude de Deus” (Ef 3:19) e celebrou essas realidades espirituais em louvor, novamente maravilhando-se com a abundância do poder de Deus ofertado aos santos (Ef 3:20, 21).

Sempre que sentirmos a pressão de problemas, tentações e dúvidas, podemos nos voltar para esse relato animado das orações de Paulo. O apóstolo em prisão eleva nosso olhar ao grande horizonte dos propósitos e da graça de Deus, lembrando-nos de que, sejam quais forem as circunstâncias atuais, somos participantes do plano final de Deus (Ef 1:9, 10) e Seu poder age em nós.

Que bênçãos divinas são valiosas para você? Ore e louve a Deus por essas bênçãos.

Quinta-feira, 03 de agosto de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos