Cinto e couraça
Lições da Bíblia1
2. Como Paulo imaginou os crentes se preparando para a batalha contra o mal? (Ef 6:14; ver também 1Pe 4:1; 5:8; Rm 8:37-39)
Ef 6:14 (NAA)2: “Portanto, fiquem firmes, cingindo-se com a verdade e vestindo a couraça da justiça.”
1Pe 4:1 (NAA)2: “Ora, tendo Cristo sofrido na carne, estejam também vocês armados do mesmo pensamento. Pois aquele que sofreu na carne rompeu com o pecado,”
1Pe 5:8 (NAA)2: “Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.”
Rm 8:37-39 (NAA)2: “37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
O aviso de Paulo sobre uma batalha intensa (Ef 6:13) prepara os leitores para o último chamado para ficar firmes (o quarto chamado; Ef 6:11, 13) e é um chamado detalhado à batalha (Ef 6:14-17). Paulo descreveu a ação de “cingir-se” (Is 11:5). Roupas antigas e soltas precisavam ser amarradas ao redor da cintura antes do trabalho ou da batalha (Lc 12:35, 37; 17:8). Paulo imaginou o crente se adaptando à armadura, como um legionário romano, começando com o cinto militar de couro com gravuras decorativas e fivela. Do cinto pendia uma série de correias de couro cobertas com discos de metal, formando juntos um “avental” usado como emblema de classificação para efeito visual. Tinha a função de prender o vestuário e manter outros itens no lugar.
A verdade não é propriedade dos crentes; é um dom de Deus (comparar com a salvação em Ef 2:8). Contudo, não deve ser abstrata, um bem distante sem qualquer impacto transformador na vida. Eles devem “cingir- se” com a verdade de Deus, experimentar e usar esse dom divino. Os crentes não possuem a verdade de Deus tanto quanto a verdade de Deus os possui e os protege.
a sequência, em Efésios 6:14, Paulo instou os crentes a vestir “a couraça da justiça” (ver 1Ts 5:8). Assim como o cinto da verdade, ela é de origem divina, sendo parte da armadura de Yahweh em Seu papel como guerreiro divino (Is 59:17). A armadura usada pelos soldados na época de Paulo era feita de malha (pequenos anéis de ferro entrelaçados), armaduras em escamas (pequenas escamas sobrepostas de bronze ou ferro) ou faixas de ferro sobrepostas e fixadas. Essa armadura ou couraça protegia os órgãos vitais dos golpes e empurrões do inimigo. De forma análoga, os crentes devem experimentar a proteção espiritual oferecida pelo dom divino da justiça. Em Efésios, Paulo associou a justiça com santidade, bondade e verdade (Ef 4:24; 5:9), pensando nela como a qualidade de tratar bem os outros e de forma justa, especialmente companheiros membros da igreja.
Bondade, santidade e verdade podem ser uma proteção? Você já experimentou isso?
Segunda-feira, 18 de setembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.