Lutando contra poderes malignos

 Lições da Bíblia1

5. Qual foi o propósito de Paulo ao listar uma variedade de títulos para os poderes espirituais malignos: Ef 1:21; 3:10; 6:10-20

Ef 1:21 (NAA)2: “acima de todo principadopotestadepoder, domínio e de todo nome que se possa mencionar, não só no presente século, mas também no vindouro.”

Ef 3:10 (NAA)2: “E isso para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida dos principados e das potestades nas regiões celestiais,”

Ef 6:10-20 (NAA)2: “10 Quanto ao mais, sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo. 12 Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. 13 Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14 Portanto, fiquem firmes, cingindo-se com a verdade e vestindo a couraça da justiça. 15 Tenham os pés calçados com a preparação do evangelho da paz, 16 segurando sempre o escudo da fé, com o qual poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Usem também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 18 Orem em todo tempo no Espírito, com todo tipo de oração e súplica, e para isto vigiem com toda perseverança e súplica por todos os santos. 19 E orem também por mim, para que, no abrir da minha boca, me seja dada a palavra, para com ousadia tornar conhecido o mistério do evangelho, 20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazer.”

Paulo descreveu “nossa luta” (Ef 6:12), usando uma palavra grega para a competição entre lutadores (palé). Visto que a luta era considerada um excelente treinamento para a batalha, essa é uma descrição apropriada do combate de arma contra arma e corpo a corpo que ocorria quando os exércitos se enfrentavam. Paulo estava enfatizando a realidade da luta dos crentes contra os poderes malignos.

Eis os títulos que o apóstolo deu a esses poderes:

Efésios 1:21Efésios 3:10Efésios 6:12
Todo principadoPrincipadosPrincipados
PotestadePotestadesPotestades
Poder Dominadores deste mundo tenebroso
Domínio Forças espirituais do mal, nas regiões celestiais
Todo nome que se possa mencionar  

Nas descrições amplas (“todo nome que se possa mencionar”; “forças espirituais do mal, nas regiões celestiais”), Paulo afirmou que os poderes malignos e sobrenaturais estão sujeitos a Cristo (Ef 1:21). No entanto, nunca é boa estratégia subestimar as forças opostas. Confrontamos não apenas inimigos humanos, mas “as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais”, lideradas por um general astuto (Ef 6:11, 12). Devemos estar em alerta contra os poderosos inimigos. Porém, não precisamos ficar atemorizados com eles. Deus está na batalha (Ef 6:10) e nos oferece o melhor armamento, Sua armadura (Is 59:15-17). Ele coloca à nossa disposição Sua verdade, justiça, paz, fé e salvação, e o Espírito Santo (Ef 6:13-17). Com Deus e com Sua armadura da cabeça aos pés, não falharemos (Rm 16:20; 1Co 15:23, 24; 2Ts 2:8)

Embora sejamos indefesos contra os poderes malignos, Jesus é maior do que esses poderes e já os derrotou. O que isso nos ensina sobre nossa necessidade de Cristo?

Quinta-feira, 14 de setembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos