Lutando pela paz - Estudo adicional
Lições da Bíblia1
“Um exército em batalha ficaria confuso e enfraquecido a menos que todos trabalhassem em conjunto. Se os soldados agirem segundo suas próprias ideias impulsivas, sem considerar a posição e a atuação dos outros, seriam átomos independentes; não poderiam fazer o trabalho de um corpo organizado. Portanto, os soldados de Cristo devem agir em harmonia. Não se deve valorizar o trabalho solitário. Se fizerem isso, em lugar de estar em perfeita harmonia, tendo uma só mente, um propósito, e consagrado a um grande objetivo, verão esforços infrutíferos, e terão seu tempo e sua capacidade desperdiçados. União é força. Algumas almas convertidas agindo em harmonia, por um grande propósito, sob uma direção, alcançarão vitórias em cada confronto” (Ellen G. White, Spalding e Magan Collection, p. 121).
Por que Paulo se autodenominou “embaixador em cadeias” (Ef 6:20)? Embaixadores desempenhavam papéis desafiadores na guerra. A autodescrição de Paulo se encaixa no contexto de sua metáfora militar. Os embaixadores deveriam ser tratados com o respeito devido à pessoa ou ao país que os enviava. Portanto, há um forte contraste entre a posição de Paulo como embaixador do Governante supremo do cosmos e o total desrespeito sinalizado por suas cadeias (literalmente, “cadeia”). No entanto, uma vez que os embaixadores usavam um “colar de ofício”, é provável que a menção de uma “cadeia” estivesse “temperada com ironia”, na qual ele considerava sua cadeia como “uma insígnia a ser usada com distinção” (David J. Williams, Paul’s Metaphors: Their Context and Character [Peabody, MA: Hendrickson, 1999], p. 152).
Perguntas para consideração
O que significa “lutar pela paz” num mundo caracterizado pela violência?
Que “dardos inflamados” estão sendo arremessados em sua direção? Como você pode garantir que o “escudo da fé” esteja preparado para apagá-los?
Como podemos conduzir o “ministério da oração” com base em Efésios 6:18-20?
Ef 6:18-20 (NAA)2: “18 Orem em todo tempo no Espírito, com todo tipo de oração e súplica, e para isto vigiem com toda perseverança e súplica por todos os santos. 19 E orem também por mim, para que, no abrir da minha boca, me seja dada a palavra, para com ousadia tornar conhecido o mistério do evangelho, 20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazer.”
De que modo devemos tratar os feridos no grande conflito? Como lidar com os crentes que, no calor da batalha, fogem ou passam para o outro lado?
Sexta-feira, 22 de setembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.