O chamado para permanecer firme - Estudo adicional

 Lições da Bíblia1

“Nossa obra é de ataque, e como soldados fiéis de Jesus, devemos carregar a bandeira manchada de sangue pelas fortalezas do inimigo. Nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. Se consentirmos em baixar nossas armas e a bandeira manchada de sangue, em nos tornarmos cativos e servos de Satanás, poderemos ser libertados do conflito e do sofrimento. Mas essa paz só será conquistada com a perda de Cristo e do Céu. Não podemos aceitar a paz nessas condições. Que haja guerra, guerra até o fim da história da Terra, em vez de paz por meio da apostasia e do pecado” (Ellen G. White, The Review and Herald, 8 de maio de 1888).

Como Efésios 6:10-20 se relaciona com o Apocalipse? A passagem exibe a mesma visão dos eventos dos últimos dias, ou escatologia, como o tema de batalha do Apocalipse (Ap 12; 16:12-16; 19:17-21; 20:7-10), em que o povo de Deus é atacado pelo inimigo que se encontra “nas regiões celestiais” e “é ativo e poderoso na era presente”. O povo de Deus é encorajado com a “imagem da era futura”. Além disso, “ambos os cenários apontam explicitamente para a batalha final, quando o inimigo será conquistado completamente e a nova era estabelecida para sempre”, em que “a glória final do povo de Deus” e “a desgraça eterna do inimigo” serão evidentes (Yordan Kalev Zhekov, Eschatology of Ephesians [Osijek, Croácia: Evangelical Theological Seminary, 2005], p. 217, 233-235).

Perguntas para consideração

Você já confrontou os poderes do mal? Quais estratégias são úteis para enfrentá-los?

Como ajudar alguém oprimido pelas “forças espirituais do mal” (Ef 6:12 [“Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais.”])?

Como discernir e rejeitar “as ciladas do diabo” (Ef 6:11 [“Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo.”])? Você pensa em desistir da fé porque é muito pecaminoso? Quem coloca esse pensamento na sua mente, Cristo ou as forças das trevas? Por que você deve reivindicar as promessas de Jesus?

Sexta-feira, 15 de setembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos