Sapatos: a igreja como arauto da paz

 Lições da Bíblia1

Um soldado romano, preparando-se para a batalha, usaria um par de sandálias resistentes. Uma sola de várias camadas continha travas robustas, que ajudavam a manter a posição e “ficar firmes” (Ef 6:11, 13, 14). Paulo explicou esse calçado usando a linguagem de Isaías 52:7 [“Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: ‘O seu Deus reina!’”], que celebra o momento em que um mensageiro traz a notícia de que Yahweh venceu a batalha por Seu povo (Is 52:8-10) e a paz reinava.

3. Paulo destacou a paz oito vezes em Efésios. Por que ele usou uma metáfora militar se desejava a paz? Ef 1:2; 2:14, 15, 17; 4:3; 6:15, 23

Ef 1:2 (NAA)2: “Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.”

Ef 2:14, 15, 17 (NAA)2: “14 Porque ele é a nossa paz. De dois povos ele fez um só e, na sua carne, derrubou a parede de separação que estava no meio, a inimizade. 15 Cristo aboliu a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo uma nova humanidade, fazendo a paz, […] 17 E, quando veio, Cristo evangelizou paz a vocês que estavam longe e paz também aos que estavam perto;”

Ef 4:3 (NAA)2: “fazendo tudo para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.”

Ef 6:15, 23 (NAA)2: “15 Tenham os pés calçados com a preparação do evangelho da paz, […] 23 Paz seja com os irmãos e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.”

Paulo celebrou a paz como obra de Cristo, “nossa paz”, Aquele que pregou paz “aos que estavam longe e paz também aos que estavam perto” (Ef 2:14-17), unindo judeus e gentios em “uma nova humanidade” (Ef 2:15). Mantendo a história do evangelho e Sua obra geradora de paz, celebrando Sua vitória passada e olhando para o brado de vitória futura, os crentes calçam os pés para a batalha. Como o mensageiro em Isaías 52:7, os crentes são mensageiros que proclamam a vitória e a paz de Cristo.

No entanto, Paulo não quer que entendamos seu chamado à batalha como um chamado para pegar armas militares contra os inimigos. É por isso que ele descreve os crentes como proclamadores do “evangelho da paz” (Ef 6:15). Ele também não deseja que os crentes sejam combativos em seus relacionamentos, uma vez que enfatizou a unidade, encorajou o discurso gentil e a amabilidade (Ef 4:25–5:2). A igreja deve “lutar pela paz” empregando o arsenal evangélico das virtudes (humildade, paciência, perdão, etc.) e práticas cristãs (oração, adoração). Tais atos são estratégicos, apontando para o grande plano de Deus de unificar todas as coisas em Cristo (Ef 1:9, 10). Como o texto a seguir nos ajuda a entender o que as metáforas militares de Paulo devem significar? “Deus nos chama a vestir a armadura. Não queremos a armadura de Saul, mas a armadura completa de Deus. Assim podemos avançar na obra com o coração cheio de ternura, compaixão e amor semelhantes aos de Cristo” (Ellen G. White, [Australasian] Union Conference Record, 28 de julho de 1899).

Terça-feira, 19 de setembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos