Nossas desculpas: ideias falsas

 Lições da Bíblia1

Quando veio a tempestade, Jonas culpou a si mesmo (Jn 1:1-12). Sua atitude revela algo sobre a visão de mundo e a compreensão de Deus ou “deuses” que muitos tinham naquela época. Visto que acreditavam que diferentes deuses governavam em suas respectivas regiões, o mar era considerado o reino caótico dos demônios. Na cosmovisão dos marinheiros, era necessário um sacrifício para apaziguar a ira deles. Embora Jonas fosse hebreu, era provável que sua visão de mundo fosse influenciada pelas crenças tradicionais de seu tempo.

2. Como Jonas começou a entender a providência divina? Jn 2:1-3, 7-10

Jn 2:1-3, 7-10 (NAA)2: “1 Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus, 2 e disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz. 3 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim. […] 7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. 8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. 9 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação! 10 Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra.

Embora Jonas fugisse do território em que o povo tinha Jeová como Deus, ele aprendeu (da maneira mais difícil) que, mesmo quando viajava para além de sua região, para culturas diferentes, Jeová ainda era o soberano. O vento e as ondas pertenciam a Deus. Os peixes também. “Ao Senhor pertence a Terra e a sua plenitude” (Sl 24:1). Jonas voltou-se para o Soberano da Terra e do mar, confessou e foi salvo.

Nós também podemos ter mal-entendidos sobre Deus e o que Ele espera de nós. Um mal-entendido comum é que o desejo de Deus para nós é que nos concentremos em nossa própria salvação e nos retiremos da maldade do mundo ao nosso redor. Embora sejamos instruídos a nos manter incontaminados do mundo (Tg 1:27), nosso foco deve estar em como levar a esperança e as bênçãos divinas aos necessitados.

Outro mal-entendido que nos impede de aceitar o chamado é acreditar que o sucesso depende de nós. Somos tão incapazes de salvar pessoas quanto Jonas foi incapaz de salvar Nínive. Podemos ter uma mentalidade de “salvador”; porém, nosso chamado não é para salvar, mas para cooperar com Deus na Sua obra de salvar. Louvamos a Deus porque Ele nos transforma, mas só Ele atrai as pessoas para Si mesmo. Plantamos sementes da verdade, mas só Deus converte o coração. Às vezes confundimos nosso papel com o de Deus, o que nos leva a encontrar desculpas para não testemunhar. Deus usou Jonas, mas somente Ele, não Jonas, transformou Nínive.

Ganhar almas é muito difícil para que o ser humano faça isso por conta própria. Como aprender a deixar Deus converter pessoas, por intermédio de nós e do nosso testemunho?

Segunda-feira, 30 de outubro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos