Nossas desculpas: inconveniência

 Lições da Bíblia1

A experiência de Jonas no ventre do peixe (Jn 2) foi uma demonstração dramática do amor e da misericórdia divinas, e a oração de Jonas revelou que ele compreendeu a mensagem do amor de Deus. Contudo, só porque ele havia tido um encontro incrível com Deus não significava que sua antiga forma de pensar ou suas antigas atitudes mudariam facilmente, mesmo que tivesse ido para Nínive.

3. Leia Jonas 3. Como o povo reagiu ao que Jonas havia pregado? Quais são as lições sobre testemunho contidas nesse relato?

Jonas 3 “1 A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez, dizendo: 2 — Levante-se, vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu lhe darei. 3 Jonas se levantou e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito importante diante de Deus; eram necessários três dias para percorrê-la. 4 Jonas começou a percorrer a cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: — Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída. 5 Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum e vestiram roupa feita de pano de saco, desde o maior até o menor. 6 Quando esta notícia chegou ao rei de Nínive, ele se levantou do seu trono, tirou os trajes reais, cobriu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinzas. 7 E mandou proclamar e divulgar em Nínive o seguinte: — Por mandado do rei e dos seus nobres, ninguém — nem mesmo os animais, bois e ovelhas — pode comer coisa alguma; não lhes deem pasto, nem deixem que bebam água. 8 Todos devem ser cobertos de pano de saco, tanto as pessoas como os animais. Então clamarão fortemente a Deus e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos. 9 Quem sabe? Talvez Deus se volte e mude de ideia, e então se afaste do furor da sua ira, para que não pereçamos. 10 Deus viu o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus mudou de ideia quanto ao mal que tinha dito que lhes faria e não o fez.

Independentemente dos sentimentos de Jonas sobre os ninivitas, ele pregou o que Deus lhe ordenou, e os resultados foram surpreendentes. Os ninivitas foram levados ao arrependimento! Sim, Jonas teve que passar por provas e fazer o que não queria, mas, quando cumpriu o dever, Deus foi glorificado.

A missão é levada adiante nos ombros dos que se sacrificam, mesmo que com relutância. Devemos dar lugar à prioridade de Deus para com os perdidos. Como Jonas, às vezes temos preconceitos que nos impedem de alcançar pessoas ou grupos.

Enfrentar nossos preconceitos requer humildade. A missão também requer tempo e energia emocional. Investir na vida de outros e realmente cuidar deles pode ser desgastante. Em um tempo em que nos estressamos cuidando de nossa própria vida e dos nossos problemas, dar apoio emocional pode parecer exaustivo demais.

E, finalmente, o envolvimento na missão requer que mudemos a forma de usar o dinheiro e como nos sentimos em relação a ele. Seja para auxiliar pessoas, comprar literaturas e materiais de divulgação, ou pagar por serviços ou comodidades para ganhar mais tempo para o trabalho missionário, existem gastos relacionados à missão. De um jeito ou de outro, o trabalho missionário requer sacrifício.

A boa notícia é que, apesar das falhas de Jonas, Deus operou de forma maravilhosa para levar os ninivitas ao arrependimento. Infelizmente, Jonas não compartilhou da mesma alegria do Céu.

Que sacrifício Deus pede que você faça, ou que esteja pronto a fazer, para compartilhar Seu amor? Você crê que Ele irá aperfeiçoá-lo por meio do sacrifício?

Terça-feira, 31 de outubro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote