Nossas desculpas: medo

 Lições da Bíblia1

1. Leia Naum 1:1; 3:1-4; 2 Reis 17:5, 6; 19:32-37. O que esses versos revelam sobre Nínive e o relacionamento entre a Assíria e Israel? Como isso pode ter impactado a decisão de Jonas de ir para Társis?

Naum 1:1 (NAA)2: “Sentença contra Nínive. Livro da visão de Naum, da cidade de Elcos.”

Naum 3:1-4 (NAA)2:  1 Ai da cidade sanguinária, toda cheia de mentiras e de roubo e que não solta a sua presa!  2 Eis o estalo dos açoites, o estrondo das rodas, o galope dos cavalos e os carros que vão saltando!  Os cavaleiros que esporeiam, as espadas brilhantes, as lanças reluzentes, uma multidão de feridosmassa de cadáveresmortos sem fim — chegam a tropeçar sobre os mortosTudo isso por causa da grande prostituição da bela e encantadora prostituta, da mestra de feitiçarias, que seduzia as nações com a sua prostituição e os povos, com as suas feitiçarias.

2Reis 17:5, 6 (NAA)2: “5 Depois, o rei da Assíria passou por toda a terra, foi até a cidade de Samaria e a sitiou por três anos. 6 No nono ano do reinado de Oseias, o rei da Assíria conquistou Samaria e levou os israelitas para a Assíria. Ele os fez habitar em Hala, junto a Habor, rio de Gozã, e nas cidades dos medos.”

2Reis 19:32-37 (NAA)2: “32 — Portanto, assim diz o Senhor a respeito do rei da Assíria: “Ele não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma. Não virá diante dela com escudo, nem construirá rampas de ataque contra ela.  33 Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; mas nesta cidade não entrará”, diz o Senhor. 34 “Porque eu defenderei esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor de meu servo Davi.” 35 Naquela mesma noite, o Anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no arraial dos assírios. De manhã, quando os restantes se levantaram, lá estavam todos aqueles cadáveres. 36 Então Senaqueribe, rei da Assíria, levantou acampamento, foi embora, voltou para Nínive e por lá ficou. 37 Certo dia, quando ele estava adorando no templo de seu deus Nisroque, os seus filhos Adrameleque e Sarezer o mataram à espada; depois fugiram para a terra de Ararate. E Esar-Hadom, filho de Senaqueribe, reinou em seu lugar.”

Possivelmente, uma das razões pelas quais Jonas não estava disposto a ir a Nínive era o medo. Os assírios eram um inimigo terrível, e Nínive era a capital do reino.

“Entre as cidades do mundo antigo nos dias do reino de Israel dividido, uma das maiores foi Nínive, a capital do Império Assírio. […] No tempo de sua prosperidade temporal, era também um centro de crime e maldade. A Inspiração a caracterizou como ‘cidade sanguinária, toda cheia de mentiras e de roubo’ (Na 3:1). Em linguagem figurada, o profeta Naum comparou Nínive a um leão cruel, devorador. ‘Sobre quem’, interroga o profeta, ‘não passou continuamente a tua maldade?’ (Na 3:19; Ellen G. White, Profetas e Reis [CPB, 2021], p. 156).

Nínive era magnífica. Os historiadores dizem que Senaqueribe expandiu grandemente a cidade, incluindo a construção do enorme palácio a sudoeste, que media 503 metros de altura por 242 metros de largura e continha pelo menos 80 cômodos. Ele também construiu 18 canais para trazer água para a cidade, os quais ficavam até 65 quilômetros de distância. Seu tamanho por si só teria sido assustador.

Mas os assírios também eram implacáveis. Em seu relato da conquista de Babilônia, Senaqueribe se vangloriou de haver enchido as ruas com os cadáveres de seus habitantes, jovens e velhos. Esculturas em relevo encontradas durante escavações retratam cenas de soldados empalando vítimas. Eram as pessoas com as quais ninguém gostaria de encontrar. Não eram avessos ao uso da violência nem de crueldade gratuita contra aqueles de quem não gostavam. Ao se imaginar andando entre as massas populares em Nínive, Jonas deve ter tremido de medo.

Apesar disso, lemos a história de Jonas com o sentimento de reprovação porque ele deixou que o medo o impedisse de cumprir as instruções divinas. O que não percebemos é que fazemos o mesmo, ou seja, permitimos que o medo nos controle.

Você já sentiu fortemente que Deus o estava instruindo a fazer algo, mas, por medo, você não queria fazer? O que você aprendeu com essa experiência?

Domingo, 29 de outubro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos