O amor de Abraão por todos

 Lições da Bíblia1

2. Leia Gênesis 18:16-33. Como Abraão exerceu sua grande qualidade do amor por todas as pessoas sem distinção de tribo, raça ou povo?

Gênesis 18:16-33 (NAA)2: 16 Quando aqueles homens se levantaram dali, olharam para Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar. 17 O Senhor disse: — Será que eu devo esconder de Abraão o que estou para fazer, 18 visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? 19 Porque eu o escolhi para que ordene aos seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo, para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que lhe prometeu. 20 Então o Senhor disse: — O clamor contra Sodoma e Gomorra tem aumentado, e o seu pecado é gravíssimo. 21 Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que veio até mim. E, se este não for o caso, eu ficarei sabendo. 22 Assim, aqueles homens partiram dali e foram para Sodoma; mas Abraão ainda permaneceu na presença do Senhor. 23 E, aproximando-se, Abraão perguntou: — Será que vais destruir o justo com o ímpio? 24 Se houver, por acaso, cinquenta justos na cidade, ainda assim destruirás e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram? 25 Longe de ti fazeres tal coisa: matar o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! Será que o Juiz de toda a terra não faria justiça? 26 Então o Senhor disse: — Se eu encontrar cinquenta justos dentro da cidade de Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles. 27 Abraão continuou: — Eis que me atrevi a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza. 28 Caso faltarem cinco para cinquenta justos, destruirás por isso toda a cidade? Deus respondeu: — Não a destruirei se eu encontrar ali quarenta e cinco. 29 Então Abraão disse: — E se, por acaso, houver ali apenas quarenta? Deus respondeu: — Não o farei por amor aos quarenta. 30 Abraão insistiu: — Não se ire o Senhor, se eu continuar a falar. E se houver ali apenas trinta? O Senhor respondeu: — Não o farei se eu encontrar ali trinta. 31 Abraão continuou: — Eis que me atrevi a falar ao Senhor. E se, por acaso, houver ali apenas vinte? O Senhor respondeu: — Não a destruirei por amor aos vinte. 32 Finalmente Abraão disse: — Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez. E se, por acaso, houver ali apenas dez? O Senhor respondeu: — Não a destruirei por amor aos dez. 33 Quando acabou de falar com Abraão, o Senhor se retirou, e Abraão voltou para onde estava antes.”

A segunda qualidade de Abraão extraída de Gênesis 18 era seu amor pelas pessoas, mesmo por aquelas que ele não conhecia pessoalmente. Essa é uma grande lição para nós. Os habitantes de Sodoma e Gomorra eram pecadores, com valores muito diferentes dos dele, mas seu coração estava cheio de amor por todos, sem qualquer distinção de raça, sexo, idioma ou religião.

Deus, então, revelou a Abraão Sua decisão de exterminar as cidades de Sodoma e Gomorra. “Então o Senhor disse: – O clamor contra Sodoma e Gomorra tem aumentado, e o seu pecado é gravíssimo. Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que veio até Mim. E, se este não for o caso, Eu ficarei sabendo” (Gn 18:20, 21).

Com grande humildade e reverência, Abraão dirigiu seu pedido a Deus: “Longe de Ti fazeres tal coisa: matar o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de Ti! Será que o Juiz de toda a Terra não faria justiça?” (Gn 18:25).

Por meio de seu amor, Abraão intercedeu para que Deus salvasse todos nessas cidades, com base na existência dos justos. Certamente, ele sabia quão maligno e perverso era o povo que vivia lá. Quem sabe que histórias ele tinha ouvido sobre essas pessoas e suas práticas? E pelo que sabemos sobre elas, como revelado no capítulo seguinte, com a história vergonhosa de Ló e da multidão do lado de fora de sua casa (Gn 19:1-11), elas eram muito más.

Contudo, Abraão, que conhecia o amor de Deus, apelou em favor das pessoas. O patriarca sabia que o ser humano sempre pode voltar para Deus em arrependimento. Para ele, salvar os habitantes daquelas cidades lhes daria a chance de se arrependerem.

Abraão baseou seu pedido no conhecimento que tinha do amor de Deus pelo ser humano. Ele próprio tinha grande amor pelos pecadores e entendia que, enquanto houver vida e graça, e enquanto o juízo não é executado, há esperança de salvação.

A oração intercessória é importante em nossa vida de oração? Orar pelos outros nos ajuda a crescer espiritualmente e experimentar o amor de Deus pelos pecadores?

Segunda-feira, 23 de outubro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos