A história atual do bom samaritano

 Lições da Bíblia1

Ao elogiar o intérprete por ter respondido corretamente, Jesus disse: “Faça isto e você viverá” (Lc 10:28), e assim tocou o âmago do coração do homem. Para o intérprete, foi fácil responder corretamente a todas as perguntas; porém, pôr em prática aqueles mandamentos era um problema há 2.000 anos e ainda é um problema para muitos. O intérprete queria pegar Jesus numa armadilha e mostrar seu conhecimento. Ele fez outra pergunta: “Quem é o meu próximo?” (Lc 10:29).

8. Leia Lucas 10:30-37. Como você resumiria o que Jesus quis demonstrar?

Lucas 10:30-37 (NAA)2: “30 Jesus prosseguiu, dizendo: — Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de alguns ladrões. Estes, depois de lhe tirar a roupa e lhe causar muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. 31 Por casualidade, um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho e, vendo aquele homem, passou de largo. 32De igual modo, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, passou de largo. 33 Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou perto do homem e, vendo-o, compadeceu-se dele. 34 E, aproximando-se, fez curativos nos ferimentos dele, aplicando-lhes óleo e vinho. Depois, colocou aquele homem sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. 35 No dia seguinte, separou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: ‘Cuide deste homem. E, se você gastar algo a mais, farei o reembolso quando eu voltar.’ 36 Então Jesus perguntou: — Qual destes três lhe parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos ladrões? 37 O intérprete da Lei respondeu: — O que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: — Vá e faça o mesmo.

Há pessoas ao nosso redor que foram tratadas por outros de forma injusta? Fizemos o possível para ajudá-las?

Às vezes pastores, anciãos e membros de igreja não ajudam quem precisa de auxílio. Algumas vezes, pessoas de outra fé são mais gentis com os outros do que nós mesmos. Falamos sobre ser gentis, ao passo que outros podem atender às necessidades de pessoas às quais não damos atenção. Para que nossa fé tenha significado, devemos estender a mão e ajudar os necessitados.

Jesus concluiu a história do bom samaritano perguntando quem dos três foi verdadeiramente o próximo da pessoa que precisou de ajuda.

“Com isso, a pergunta ‘Quem é o meu próximo?’ (Lc 10:29) ficou para sempre respondida. Cristo mostrou que nosso próximo não é simplesmente alguém de nossa igreja ou da mesma fé. Não tem que ver com distinção de etnia, cor de pele ou classe social. Nosso próximo é todo aquele que necessita de nosso auxílio; todo aquele que está ferido e machucado pelo adversário; todo aquele que é propriedade de Deus” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 402).

Desafio: Ore diariamente por alguém diferente de você, ou mesmo por alguém de quem você não gosta.

Desafie-se: Liste pelo menos três nomes de conhecidos seus (não adventistas). Identifique suas necessidades (emocionais, físicas, sociais) e considere como cuidar dessas necessidades. O que você pode fazer por eles na próxima semana?

Quinta-feira, 16 de novembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos