Compartilhar as boas-novas

 Lições da Bíblia1

1. Qual foi a reação dos que ouviram sobre o Cristo ressurreto? Lc 24:1-12

1 Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, as mulheres foram ao túmulo, levando os óleos aromáticos que haviam preparado. 2 Encontraram a pedra removida do túmulo, 3 mas, ao entrar, não acharam o corpo do Senhor Jesus. 4 Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois homens com roupas resplandecentes. Estando elas com muito medo e baixando os olhos para o chão, eles disseram: — Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? 6 Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrem-se do que ele falou para vocês, estando ainda na Galileia: 7 “É necessário que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia.” 8 Então elas se lembraram das palavras de Jesus. 9 E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os outros que estavam com eles. 10 Essas mulheres eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos. 11 Mas para eles tais palavras pareciam um delírioeles não acreditaram no que as mulheres diziam. 12 Pedro, porém, levantando-se, correu ao túmulo. E, abaixando-se, viu somente os lençóis de linho e nada mais; e retirou-se para casa, admirado com o que tinha acontecido.

Várias mulheres foram ao túmulo bem cedo no domingo, após a morte de Jesus. Levaram consigo especiarias; portanto, é provável que estivessem indo cuidar do corpo do Mestre, já que o sábado havia terminado. Como esperavam encontrar um túmulo ainda selado, ficaram chocadas ao encontrar a tumba vazia. Sem saber o que fazer, sentiram medo quando dois homens com vestes brilhantes apareceram. No entanto, eles tinham uma mensagem para elas. Relembrando as palavras do Senhor, contaram às mulheres que Jesus havia ressuscitado, conforme dissera. Felizes com a notícia, rapidamente voltaram aonde os discípulos e outros seguidores de Jesus se encontravam e contaram o que tinham visto e ouvido, pois a emoção delas não podia ser contida. Isto é, compartilharam com outros o que ouviram sobre Cristo.

Como as mulheres devem ter se sentido? Tinham acabado de ter uma experiência incrível, que as deixou maravilhadas, mas os discípulos chamaram essa experiência de “delírio” e não acreditaram nelas. Assim, sem saber se deveria acreditar nas mulheres ou não, Pedro correu para o túmulo para ver por si mesmo.

Para Pedro – e para muitos de nós – há uma hesitação em aceitar algo simplesmente porque alguém o disse. Embora Pedro tenha ouvido o relato das mulheres, ele só compartilhou da experiência delas mais tarde. A princípio, tudo o que viu foi um túmulo vazio, e isso o deixou “admirado com o que tinha acontecido” (Lc 24:12). Sua experiência no túmulo não foi a mesma das mulheres.

Independentemente da reação de Pedro, assim que as mulheres ouviram a notícia sobre Jesus, quiseram compartilhá-la. Que motivação maior para a missão pode haver do que contar a outros sobre o que Jesus fez por nós? Que estímulo maior pode haver do que espalhar as boas-novas da salvação em Cristo, nossa esperança?

Precisamos ter uma experiência pessoal com Deus antes de compartilhá-la. Nosso desejo de dividir com os outros o que tanto amamos deve ser parte crucial de nossa motivação para a missão. Afinal, não podemos repartir o que não temos!

Quais são algumas das experiências que você teve com Deus e Seu amor e que são preciosas para você? Elas o motivam a alcançar outros com as boas-novas?

Domingo, 05 de novembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos