Eis-me aqui, envia-me a mim

 Lições da Bíblia1

A história de Jonas é mais do que incrível. Deus salvou os ninivitas apesar do pobre testemunho de Jonas. Isso é um lembrete gritante de que nosso papel é ser meramente um canal para Deus, o único que pode convencer e converter o coração. É um lembrete de que Deus busca mensageiros dispostos e humildes, que sigam Sua direção.

5. Leia Isaías 6:1-8. Qual é a ideia central dessa passagem?

Isaías 6:1-8 (NAA)2: 1 No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. 2 Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” 4 Os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e o templo se encheu de fumaça. 5 Então eu disse: — Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! 6 Então um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma pinça. 7 Com a brasa tocou a minha boca e disse: — Eis que esta brasa tocou os seus lábios. A sua iniquidade foi tirada, e o seu pecado, perdoado. 8 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: — A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Eu respondi: — Eis-me aqui, envia-me a mim.

O chamado está aí. Deus procura voluntários. Devemos responder a esse chamado submetendo-nos à Sua liderança, ouvindo Sua voz e escolhendo obedecer a tudo o que Ele nos diga.

A história de Jonas revela o amor de Deus por pessoas que vivem onde Seu amor não é sentido e Sua voz não é ouvida. Assim como teve piedade de Nínive, Ele tem piedade dos milhões que povoam as cidades hoje, onde edifícios tomam o lugar de árvores e flores, e o barulho constante torna difícil aquietar-se e ouvir a Deus. Os ninivitas não sabiam “distinguir entre a mão direita e a mão esquerda” (Jn 4:11). Deus precisa de mensageiros dispostos a levar esperança a pessoas esgotadas pela vida agitada.

Isaías ouviu uma voz perguntando: “Quem há de ir?” Qual será sua resposta?

Desafio: Em uma folha de papel em branco ou em seu diário de oração, faça uma lista com o nome de dez pessoas incrédulas. Vamos chamá-las de seus “discípulos”. Mantenha a lista por perto e, até o fim do trimestre, ore diariamente por eles. Ore pedindo que Deus o ajude a se tornar amigo dessas pessoas. Ore para que você desenvolva amizades mais profundas, mais próximas e confiantes com seus amigos casuais. À medida que aprofunda seus relacionamentos, observe e ouça para identificar as necessidades deles, suas mágoas e dores. Em seguida, ore para que Deus os atenda nessas áreas.

Desafie-se: Escolha uma cidade perto de você, bem como uma cidade em outra parte do mundo. Comece a orar pelas pessoas que vivem e trabalham em cada uma. Peça a Deus que suscite uma forte presença adventista que compartilhe a verdade como a conhecemos – a verdade sobre a breve vinda de Jesus.

Quinta-feira, 02 de novembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos