Um fundamento profético

 Lições da Bíblia1

2. Leia Lucas 24:36-49. O que aconteceu e por que essa foi uma experiência tão crucial para os apóstolos?

Lucas 24:36-49 (NAA)2: 36 Falavam eles ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: — Que a paz esteja com vocês! 37 Eles, porém, ficaram assustados e com medopensando que estavam vendo um espírito. 38 Mas ele lhes disse: Por que vocês estão assustados? E por que surgem dúvidas no coração de vocês? 39 Vejam as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo. Toquem em mim e vejam que é verdade, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho. 40 Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 E, por não acreditarem eles ainda, por causa da alegria, e como estavam admirados, Jesus lhes disse: — Vocês têm aqui alguma coisa para comer? 42 Então lhe apresentaram um pedaço de peixe assado, 43 e ele comeu na presença deles. 44 A seguir, Jesus lhes disse: — São estas as palavras que eu lhes falei, estando ainda com vocês: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito a respeito de mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. 45 Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras46 E disse-lhes: — Assim está escrito que o Cristo tinha de sofrer, ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia, 47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando em Jerusalém. 48 Vocês são testemunhas destas coisas. 49 Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto.”

A princípio, os discípulos não creram por medo. Então, quando viram Jesus e tiveram certeza de que Ele estava vivo, não creram por causa da alegria (Lc 24:41). Você já sentiu que algo era bom demais para ser verdade? Essa foi a experiência dos discípulos e dos outros no cenáculo.

Contudo, se Jesus os tivesse deixado apenas com essa experiência, quando Ele partisse, talvez a fé deles não tivesse perdurado. Com o tempo, o poder da experiência poderia se dissipar; eles se esqueceriam, ou começariam até a questioná-la. Jesus não Se contentou apenas em mostrar-lhes Suas cicatrizes e comer peixe diante deles. Ele os conduziu à Palavra e lhes mostrou o fundamento profético de Sua obra e de Seu ministério. Não importava quão grande fosse a experiência que tivessem com Ele, Jesus ainda queria que a fé deles fosse fundamentada na Palavra de Deus (Lc 24:44).

Também encontramos nesse relato uma motivação para o testemunho: a Palavra de Deus. Jesus sabia que, para solidificar a experiência dos discípulos, eles precisavam entender por que Ele teve que morrer e o que Sua ressurreição significava. Era necessário que a cosmovisão deles fosse mudada de um reino político e terreno para a grande solução para o pecado e a vitória de Cristo sobre a morte. O evangelho era muito mais do que conquistar a soberania política para Israel. Revelava a vitória de Cristo sobre Satanás e garantia que um dia a maldade seria destruída, a Terra seria recriada, e Deus estaria entre o Seu povo. Ele “lhes abriu o entendimento” (Lc 24:45) para que compreendessem essas verdades, que deveriam compartilhar com o mundo.

Nossas experiências com Jesus não podem firmar-se sem o fundamento da Palavra, incluindo as profecias que apontam para a história e para os eventos que incluem o primeiro e o segundo adventos de Cristo e conduzem a eles. Com essas verdades firmemente compreendidas, estaremos prontos e motivados para a missão.

Você está bem fundamentado nas profecias que apontam para a primeira e a segunda vindas de Cristo? Nos últimos dias, por que devemos estar firmados na Palavra, e por que entender as profecias é tão crucial para a missão?

Segunda-feira, 06 de novembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos