Unicamente os métodos de Cristo

 Lições da Bíblia1

2. O que as histórias a seguir nos ensinam sobre o ministério aos necessitados?

João 5:1-9 (NAA)2: 1 Passadas essas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus foi para Jerusalém. 2 Existe ali, junto ao Portão das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pórticos. 3 Nestes jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos 4 [esperando que a água se movesse. Porque um anjo descia de tempos em tempos, agitando-a; e o primeiro a entrar no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. 5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou: — Você quer ser curado? O enfermo respondeu: — Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada. Quando tento entrar, outro enfermo chega antes de mim. 8 Então Jesus lhe disse: — Levante-se, pegue o seu leito e ande. Imediatamente o homem se viu curado e, pegando o leito, começou a andar. E aquele dia era sábado.

Marcos 1:23-28 (NAA)2: “23 E logo apareceu na sinagoga um homem possuído de espírito imundo, o qual gritou: 24 — O que você quer conosco, Jesus Nazareno? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem você é: o Santo de Deus! 25 Mas Jesus o repreendeu, dizendo: — Cale-se e saia desse homem. 26 Então o espírito imundo, agitando-o violentamente e gritando em alta voz, saiu dele. 27 Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: — Que é isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa em todas as direções, por toda a região da Galileia.”

Ellen G. White apresentou um processo de cinco etapas do método de Jesus sobre como ministrar aos necessitados: “Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador Se misturava com as pessoas como Alguém que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por elas, ministrava-lhes às necessidades e conquistava a confiança delas. Então ordenava: ‘Siga-Me’” (A Ciência do Bom Viver [CPB, 2021], p. 78).

Primeiro, devemos nos misturar com os desamparados, passar tempo conhecendo-os e entendendo suas necessidades com a intenção de fazer-lhes o bem. Veja o que Jesus fez com o paralítico junto ao tanque de Betesda. Jesus estava bem ali, em meio à “multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos” (Jo 5:3).

Em segundo lugar, precisamos mostrar compaixão. Isso é desafiador em alguns casos devido à desconfiança, e porque às vezes as pessoas usam a bondade como um meio de ganhar a confiança de alguém só para depois tirar algum proveito. No entanto, Deus está nos chamando a mostrar solidariedade sem esperar nada em troca.

O terceiro passo é ministrar às necessidades das pessoas. Isso envolve mais do que palavras. É preciso agir para suprir as necessidades dos amigos ou estranhos. Jesus falou com o paralítico, perguntou o que ele queria e então operou um milagre em seu favor. Na história do homem possuído por um “espírito imundo”, Jesus assumiu o controle da situação, fazendo pelo homem o que ele não podia fazer por si mesmo.

O quarto passo é ganhar a confiança. Quando ministramos às pessoas, quando as ajudamos, elas aprenderão a confiar em nós e no que lhes dizemos, e assim quando falarmos com elas sobre Jesus, estarão mais abertas a ouvir. Jesus não queria apenas curá-las fisicamente; Ele queria que tivessem a vida eterna Nele (ver Jo 10:10).

O último passo é ajudar a levas as pessoas a Jesus, um ato que requer fé dos que ajudam e dos que são ajudados.

Se não podemos fazer milagres, de que modo podemos ministrar aos necessitados?

Segunda-feira, 20 de novembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos