Apresentando um novo Deus
Lições da Bíblia1
Quando Paulo conseguiu a atenção dos pensadores em Atenas, ele conduziu sua audiência para o Deus do Céu.
4. Que abordagem Paulo usou para alcançar aquelas pessoas? At 17:24-27
At 17:24-27 (NAA)2: “24 — O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas; 25 nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais. 26 De um só homem fez todas as nações para habitarem sobre a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; 27 para buscarem Deus se, porventura, tateando, o possam achar, ainda que não esteja longe de cada um de nós;”
Para um povo que se importava com as coisas espirituais a ponto de construir um altar para um “Deus Desconhecido”, as palavras de Paulo eram intrigantes: um Criador que não vive em um templo não precisa de nada dos seres humanos, mas supre as necessidades humanas. Para uma cultura imersa na mitologia grega, na qual os deuses eram imprevisíveis, egocêntricos e cruéis, a ideia de um Deus como o que Paulo descreveu era um pensamento maravilhosamente intrigante. Assim, os homens do Areópago deram seus primeiros passos em direção a um Deus de amor.
O fato é que esse Deus, que eles não conheciam, podia ser conhecido. Na verdade, Ele quer ser conhecido.
Paulo provavelmente falou mais tempo no Areópago do que apenas as poucas palavras que Lucas relatou. Por uma questão de espaço, talvez Lucas tenha resumido o discurso do apóstolo. Se isso é verdade, é provável que Paulo tenha detalhado mais os conceitos que lemos até aqui. Vamos dividir o discurso de Paulo em conceitos:
Paulo elogiou a consciência espiritual e a sinceridade deles.
Mostrou que tinha estudado a crença deles e encontrado algumas coisas que respeitava a partir do que tinha aprendido.
Contou sobre a descoberta de algo que eles admitiam não entender.
Partilhou o aspecto de Deus de que precisavam desesperadamente: Deus existe, ama todos os seres humanos e não está distante deles.
Advertiu sobre o que significa rejeitar conhecer o Deus que não conheciam.
Paulo os levou o mais longe que pôde, com base no que sabia a respeito da crença deles. Se pôde levá-los tão longe, estava fazendo um bom progresso.
Em seu argumento, Paulo recorreu ao mundo criado e ao Criador (ver também Rm 1:18-25). Por que essa é uma abordagem boa, pelo menos como um começo, com a maioria das pessoas? O que há no mundo criado que aponta para Deus?
Quarta-feira, 06 de dezembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.