Cruzando uma linha

 Lições da Bíblia1

5. Leia Atos 17:24-34. Como Paulo continuou a testemunhar?

Atos 17:24-34 (NAA)2: “24 — O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas; 25 nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais. 26 De um só homem fez todas as nações para habitarem sobre a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; 27 para buscarem Deus se, porventura, tateando, o possam achar, ainda que não esteja longe de cada um de nós; 28 pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como alguns dos poetas de vocês disseram: “Porque dele também somos geração.” 29 Portanto, visto que somos geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30 Deus não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora ele ordena a todas as pessoas, em todos os lugares, que se arrependam. 31 Porque Deus estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiçapor meio de um homem que escolheuE deu certeza disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. 32 Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns zombaram, e outros disseram: — A respeito disso ouviremos você em outra ocasião. 33 A essa altura, Paulo se retirou do meio deles. 34 Houve, porém, alguns homens que se juntaram a ele e creram; entre eles estava Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e, com eles, mais algumas pessoas.

É interessante notar que Paulo citou alguns escritores daquela cultura, que, tendo escrito algo bastante próximo da verdade bíblica, deram a Paulo uma abertura para levar seus ouvintes mais adiante. Ou seja, ele usou sua familiaridade com as crenças deles para buscar um terreno comum, apenas para depois ir além. Sem dúvida, ao buscar alcançar os outros, ter familiaridade com o que eles acreditam e buscar pontos em comum pode ser um método poderoso de alcançar as pessoas.

Note, também, que Paulo usou esse terreno comum com eles para ir aonde queria: a ressurreição de Jesus e a esperança que ela oferecia a todos eles. Lucas descreveu as reações às palavras finais de Paulo sobre a ressurreição. Alguns zombaram da ideia; outros disseram que queriam ouvir Paulo novamente sobre o assunto; e alguns creram. O que é fundamental nessa história para os nossos propósitos é que todos eles ouviram. E essa era a esperança de Paulo desde o início.

Sabemos que algumas pessoas rejeitarão o evangelho, mas devemos fazer todo o possível para garantir que, antes de o rejeitar, entendam o que estão rejeitando. Paulo, por meio de seu método de trabalhar entre os atenienses e de seu uso estratégico do que ele havia estudado e aprendido deles, assegurou que ouvissem com mente aberta que existe um Deus que eles não conheciam, mas que os havia criado. Esse Deus os amava e queria ser conhecido por eles. Ele tinha sido misericordioso com eles, apesar de sua ignorância. Mas o dia do juízo chegaria. E, se tudo soava inacreditável demais, havia evidências verificáveis para isso na ressurreição de Cristo.

Depois que as pessoas ouviram e compreenderam a mensagem, tiveram que escolher por si mesmas se a rejeitariam por completo ou se investigariam mais. Alguns investigaram mais e se tornaram seguidores de Jesus (At 17:34).

Desafio: Em oração, peça a orientação específica de Deus para saber a melhor forma de testemunhar a alguém que você conhece.

Desafie-se: Explore as mídias sociais como um possível “Areópago” onde vamos representar o evangelho para os incrédulos (com a clareza e discrição de Paulo).

Quinta-feira, 07 de dezembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos