Paulo no Areópago
Lições da Bíblia1
Visto que tinha recebido uma missão de Deus, não importava onde Paulo estivesse, ele pregava o evangelho. Foi exatamente isso que procurou fazer em Atenas.
2. Leia Atos 17:18-21. De quais diferentes maneiras os pagãos na praça reagiram ao discurso e questionamento de Paulo?
Atos 17:18-21 (NAA)2: “18 E alguns dos filósofos epicureus e estoicos discutiam com ele, havendo quem perguntasse: — Que quer dizer esse tagarela? Outros diziam: — Parece pregador de deuses estranhos. Diziam isso porque Paulo pregava Jesus e a ressurreição. 19 Então, tomando-o consigo, levaram-no ao Areópago, dizendo: — Podemos saber que nova doutrina é essa que você ensina? 20 Pois você nos traz aos ouvidos coisas estranhas e queremos saber o que vem a ser isso. 21 Acontece que todos os de Atenas e os estrangeiros residentes não se ocupavam com outra coisa senão dizer ou ouvir as últimas novidades.”
Os “deuses estranhos” de Paulo impressionaram as pessoas (At 17:18). Por isso, elas o levaram ao Areópago, local da cidade onde questões legais e religiosas eram julgadas, embora Paulo não tenha enfrentado algum juízo legal. Era justo, ao que parecia, dar a ele e a sua “nova doutrina” (At 17:19) uma audiência. Seria difícil ignorar alguém com a eloquência de Paulo, mesmo promovendo ideias estranhas.
Atos 17:21 diz que os atenienses não faziam nada além de dizer e ouvir novidades. Lucas estava acusando-os de inércia? Possivelmente não. É provável que estivesse mostrando que eles eram pensadores e debatedores experientes. Afinal, dos gregos vieram Sócrates, Platão e Aristóteles, filósofos cuja influência chegou até nossos dias. Durante séculos, Atenas foi vista como o centro intelectual e filosófico. Embora alguns desses pensadores não fossem ateus, no sentido que consideramos o ateísmo no presente, muitas de suas ideias filosóficas eram radicalmente diferentes dos ensinamentos do cristianismo. É difícil, por exemplo, encontrar um lugar na filosofia dos epicuristas e estoicos para algo como um Messias ressuscitado.
Em Atenas, Paulo esperava que o Espírito Santo usasse seus conhecimentos e habilidades de oratória, que ele havia adquirido em sua educação com Gamaliel. Mas o Espírito Santo usou ainda mais a percepção e o conhecimento que Paulo tinha adquirido nas ruas de Atenas. “Os mais sábios entre seus ouvintes ficaram admirados ao analisar sua argumentação. Ele mostrou estar familiarizado com suas obras de arte, literatura e religião” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos [CPB, 2021], p. 150).
Depois da experiência com pagãos e filósofos em Atenas, Paulo escreveu: “Porque decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e Este, crucificado” (1Co 2:2). Jesus deve estar no centro da mensagem ao buscarmos alcançar a todos?
Segunda-feira, 04 de dezembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.