Do desespero à esperança

 Lições da Bíblia1

Os salmistas, seres humanos como nós, enfrentaram situações em que a presença de Deus parecia distante. Quem nunca pensou: Como isso aconteceu? Embora, nossos pecados nos tragam dificuldades, às vezes parece haver injustiças, e sentimos como se não merecêssemos o que estamos passando.

4. Leia o Salmo 13. Quais dois estados de espírito vemos nesse salmo? Que decisão trouxe a mudança radical na perspectiva do salmista?

Salmo 13 (NAA)2: “1 Até quando, Senhor, te esquecerás de mim? Será para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando estarei relutando em minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando o meu inimigo se exaltará sobre mim? 3 Olha para mim e responde-me, Senhor, meu Deus! Ilumina os meus olhos, para que eu não durma o sono da morte; 4 para que o meu inimigo não diga: “Prevaleci contra ele”; e não se alegrem os meus adversários, se eu for abalado. 5 Quanto a mim, confio na tua graça; que o meu coração se alegre na tua salvação. Cantarei ao Senhor, porque ele me tem feito muito bem.

“Até quando, Senhor, Te esquecerás de mim? Será para sempre? Até quando esconderás de mim o Teu rosto?” (Sl 13:1). Quem não é capaz de se identificar com esses sentimentos, ainda que sejam errados? (Deus Se esquece de algum de nós?)

O Salmo 13 indica o caminho para evitar outro erro comum: concentrarmo-nos em nós e em nossos problemas ao orar. Esse salmo transforma nossa oração, levando-nos a reafirmar a natureza fiel e imutável da maneira divina de lidar com Seu povo.

Embora o salmo comece com lamentos e reclamações, ele não termina assim. E esse é o ponto crucial. O salmo nos leva a escolher deliberadamente confiar no poder redentor de Deus (Sl 13:5), de modo que o medo e a ansiedade (Sl 13:1-4) deem, aos poucos, lugar à salvação que Deus oferece, e comecemos a experimentar a mudança do lamento para o louvor, do desespero para a esperança (Sl 13:5, 6).

No entanto, a mera repetição das palavras dos salmos com apenas uma ligeira compreensão do seu significado não produzirá a autêntica transformação pretendida com a utilização deles. Ao orar com os salmos, devemos buscar o Espírito Santo para ser capacitados a agir da maneira requerida pelo salmo. Os salmos são a Palavra de Deus por meio da qual são transformados o caráter e as atitudes dos crentes; não são apenas informações adquiridas, são transformações! Pela graça de Deus, as promessas dos salmos se manifestam na vida dos crentes. Isso significa que permitimos que a Palavra de Deus nos molde de acordo com a vontade divina e nos una a Cristo, que demonstrou a vontade de Deus perfeitamente e que também orava com os salmos como o Filho de Deus encarnado.

Suas provas o aproximam ou o afastam de Deus? Como evitar que elas o afastem Dele?

Quarta-feira, 10 de janeiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos