Falhou a Sua promessa para sempre?

 Lições da Bíblia1

5. Leia o Salmo 77. O que o autor estava enfrentando?

Salmo 77 (NAA)2: “1 Elevo a Deus a minha voz e clamo, elevo a Deus a minha voz, para que me atenda. No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma não encontra consolo. Lembro-me de Deus e começo a gemer; medito, e o meu espírito desfalece. Não me deixas pregar os olhos; tão perturbado estou, que nem posso falar. 5 Penso nos dias de outrora, trago à lembrança os anos de tempos passados. 6 De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito pergunta: 7 “Será que o Senhor nos rejeitará para sempre? Acaso, não voltará a ser propício? 8 Cessou perpetuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para todas as gerações? 9 Será que Deus se esqueceu de ser bondoso? Ou será que encerrou as suas misericórdias na sua ira?” 10 Então eu disse: “Esta é a minha aflição: o poder do Altíssimo não é mais o mesmo.” 11 Recordarei os feitos do Senhor; certamente me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. 12 Meditarei em todas as tuas obras e pensarei em todos os teus feitos poderosos. 13 O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus? 14 Tu és o Deus que operas maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder. 15 Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. 16 As águas te viram, ó Deus, as águas te viram e temeram; até os abismos se abalaram. 17 Grossas nuvens se desfizeram em água; houve trovões nos espaços; também as tuas setas cruzaram de uma parte para outra. 18 O estrondo do teu trovão ecoou na redondeza; os relâmpagos iluminaram o mundo; a terra se abalou e tremeu. 19 O teu caminho foi pelo mar; as tuas veredas passaram pelas grandes águas, mas ninguém encontrou as tuas pegadas. 20 O teu povo, tu o conduziste, como rebanho, pelas mãos de Moisés e de Arão.”

O Salmo 77 começa com um pedido de ajuda, cheio de lamento e lembrança dolorosa do passado (Sl 77:1-6). Todo o ser do salmista está triste e se volta para o Senhor. Ele se recusa a ser consolado por qualquer alívio, exceto aquele que venha de Deus. No entanto, lembrar-se de Deus parece intensificar sua angústia. “Lembro-me de Deus e começo a gemer” (Sl 77:3). O hebraico hamah, “gemer”, muitas vezes retrata o rugido de águas furiosas (Sl 46:3). Da mesma forma, todo o ser do salmista está em estado de agitação intensa.

Como a lembrança de Deus pode produzir sentimentos tão fortes de angústia? Uma série de perguntas perturbadoras deixam transparecer a causa de sua aflição (Sl 77:7-9): Deus mudou? Deus pode trair Sua aliança?

O contraste gritante entre os atos divinos salvíficos no passado e a aparente ausência divina no presente faz com que o salmista se sinta abandonado por Deus. Se Deus mudou, o salmista não tem esperança, conclusão que ele se esforça para rejeitar.

Enquanto isso, o salmista não consegue dormir, pois o Senhor o mantém acordado (Sl 77:4). Isso lembra outros personagens bíblicos cuja insônia foi usada por Deus para promover Seus propósitos (Gn 41:1-8; Et 6:1; Dn 2:1-3). A longa noite sem dormir faz com que o salmista considere os atos passados de libertação divina, mas com nova determinação (Sl 77:5, 10).

A certeza que o salmista recebe de Deus não consiste em explicações sobre sua situação pessoal, mas em uma confirmação da fidelidade e confiabilidade divinas (como ocorreu com Jó). O salmista é encorajado a esperar no Senhor com fé, sabendo que Ele é o mesmo Deus que realizou milagres no passado de Israel (Sl 77:11-18). Também percebe que “ninguém encontrou as Tuas pegadas” (Sl 77:19), reconhecendo a orientação de Deus, mesmo em situações em que a Sua presença não é óbvia aos olhos humanos. Ele reconhece que Deus é ao mesmo tempo revelado e oculto, e por isso louva os caminhos misteriosos e soberanos do Senhor.

Pense em tempos passados em que o Senhor trabalhou em sua vida. Como isso pode ajudá-lo a lidar com as lutas do presente?

Quarta-feira, 31 de janeiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos