Garantia do cuidado divino

 Lições da Bíblia1

2. Como Deus Se envolve com a nossa vida? Sl 40:1-3; 50:15; 55:22; 121

Sl 40:1-3 (NAA)2: “1 Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. 2 Tirou-me de um poço de perdição, de um atoleiro de lama; colocou os meus pés sobre uma rocha e firmou os meus passos. 3 E me pôs nos lábios um cântico novo, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor.”

Sl 50:15 (NAA)2: “Invoque-me no dia da angústia; eu o livrarei, e você me glorificará.”

Sl 55:22 (NAA)2: “Lance os seus cuidados sobre o Senhor e ele o susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.”

Sl 121 (NAA)2: “1 Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? 2 O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. 3 Ele não permitirá que os seus pés vacilem; não dormitará aquele que guarda você. 4 É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. 5 O Senhor é quem guarda você; o Senhor é a sombra à sua direita. 6 De dia não lhe fará mal o sol, nem de noite, a lua. 7 O Senhor guardará você de todo mal; guardará a sua alma. 8 O Senhor guardará a sua saída e a sua entrada, desde agora e para sempre.”

O Senhor Se revela nas Escrituras como o Deus vivo que age em favor dos que O invocam. Para o salmista, “o Senhor [está] sempre diante [dele]” (Sl 16:8). Portanto, ele confia em Deus e O invoca (Sl 7:1; 9:10). O Senhor o ouvirá mesmo quando clamar das “profundezas” (Sl 130:1, 2), indicando que nenhuma circunstância escapa ao domínio de Deus. O clamor do salmista, por mais urgente que seja, tem esperança. O Salmo 121, por sua vez, celebra o poder do Criador na vida do indivíduo fiel. Esse poder inclui:

(1) A certeza de que “Ele não permitirá que os seus pés vacilem” (Sl 121:3). A imagem do “pé” muitas vezes descreve a jornada de vida de alguém (Sl 66:9; 119:105; Pv 3:23). O uso da palavra hebraica para “vacilar” descreve a segurança que Deus dá ao mundo (Sl 93:1) e a Sião (Sl 125:1).

(2) A imagem do Senhor como Guardião de Israel, que não dormita nem dorme. Isso destaca o constante estado de alerta e prontidão do Senhor para agir em favor de Seus filhos (Sl 121:3, 4).

(3) A figura do Senhor como “a sombra à sua direita” (Sl 121:5, 6), que traz à mente a coluna de nuvem da época do Êxodo (Êx 13:21, 22). Da mesma forma, o Senhor provê abrigo físico e espiritual ao Seu povo.

(4) A presença de Deus está à sua direita (Sl 121:5). A mão direita normalmente designa a mão mais forte de uma pessoa, a mão da ação (Sl 74:11; 89:13). Aqui ela transmite a proximidade e o favor de Deus (Sl 16:8; 109:31; 110:5).

(5) A proteção de Deus ao Seu povo, claramente confirmada no Salmo 121:6-8. Deus preservará Seus filhos de todo o mal. Nem “o sol” nem “a lua” lhes farão mal. Deus preservará sua “saída” e a sua “entrada”. Essas figuras poéticas enfatizam o cuidado abrangente e incessante de Deus.

O ponto crucial? O salmista confiava no cuidado amoroso de Deus. Nós, é claro, devemos fazer o mesmo.

Na prática, de que maneira podemos experimentar mais o cuidado de Deus? Como podemos cooperar com Ele a fim de permitir que trabalhe em nós e por nós?

Segunda-feira, 22 de janeiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos