Restaura-nos novamente

 Lições da Bíblia1

5. Leia Salmo 60:1-5. Em que ocasiões esse salmo seria uma oração adequada? Os salmos de lamento são benéficos em momentos alegres?

Salmo 60:1-5 (NAA)2: 1 Ó Deus, tu nos rejeitaste e nos dispersaste. Tens estado indignado, mas agora restabelece-nos! 2 Abalaste a terra e a fendeste; repara-lhe as brechas, pois ela ameaça ruir. 3 Fizeste o teu povo experimentar reveses e nos deste a beber um vinho que atordoa. 4 Deste um estandarte aos que te temem, para fugirem de diante do arco. 5 Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua mão direita e responde-nos.

Os salmos de lamento são entendidos como orações de pessoas que passavam por tempos difíceis, sejam no aspecto físico, psicológico ou espiritual, ou todos eles. Isso não significa que devamos evitar esses salmos, mesmo nos bons momentos. Às vezes, pode haver uma separação total entre as palavras do salmo e a experiência presente do adorador. Ou seja, os salmos de lamento podem ser benéficos para os adoradores que não estejam sofrendo.

Primeiro, eles nos tornam conscientes de que o sofrimento faz parte da vida e que isso acontece com justos e ímpios. Os salmos asseguram que Deus está no controle e oferece força e soluções nas dificuldades. Mesmo na tribulação (“Abalaste a Terra”, Sl 60:2), o salmista demonstrou esperança de que Deus o libertaria.

Segundo, os salmos de lamento nos ensinam compaixão para com os que sofrem. Ao expressarmos felicidade e gratidão a Deus, especialmente em público, devemos considerar os menos afortunados. Pode ser que tudo esteja bem conosco, mas quem não conhece pessoas que sofrem terrivelmente? Orar com base nesses salmos nos ajuda a não nos esquecermos dos que passam por tempos difíceis. Os salmos devem evocar em nós compaixão e desejo de ministrar aos que sofrem, como fez Jesus.

“Este mundo é um vasto hospital, mas Cristo veio curar enfermos, proclamar libertação aos cativos de Satanás (Lc 4:17). Ele era em Si mesmo saúde e vigor. Transmitia Sua vida a doentes, aflitos e possessos de demônios. Não repelia ninguém que viesse receber Seu poder vivificador. Sabia que aqueles que pediam Sua ajuda haviam trazido sobre si a doença, mas, apesar disso, não Se recusava a curá-los. Quando o poder de Cristo penetrava esses pobres corações, sentiam a convicção do pecado, e muitos eram curados das enfermidades espirituais e das doenças físicas. O evangelho ainda possui o mesmo poder; e por que não deveríamos testemunhar hoje os mesmos resultados?” (Ellen G. White, Beneficência Social [CPB, 2023], p. 19).

Você conhece alguém que precisa não apenas de orações, mas também de atenção?

Quinta-feira, 11 de janeiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos