Seus testemunhos são fiéis

 Lições da Bíblia1

5. Leia os Salmos 19:7; 93:5; 119:165; 1:2, 6; 18:30; 25:10. Que fio condutor comum atravessa todos eles?

Salmo 19:7 (NAA)2: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples.”

Salmo 93:5 (NAA)2: “Os teus testemunhos são fidelíssimos; à tua casa convém a santidade, Senhor, para todo o sempre.”

Salmo 119:165 (NAA)2: “Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há nada que os faça tropeçar.”

Salmo 1:2, 6 (NAA)2: “2 Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. […] 6 Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.”

Salmo 18:30 (NAA)2: “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é confiável; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.”

Salmo 25:10 (NAA)2: “Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.”

A supremacia do Senhor no mundo como o soberano Criador, Rei e Juiz tem implicações teológicas para a segurança de Seus testemunhos. Os testemunhos (hebraico ‘edut, “decreto”, “lei”) referem-se ao corpo de leis e ordenanças com as quais o Senhor governa a vida religiosa e social de Seu povo (Êx 32:15). Eles são “fidelíssimos” (Sl 93:5), refletindo a estabilidade e a permanência do trono de Deus e do mundo que Ele criou e sustenta (Sl 93:1, 2). A palavra hebraica traduzida como “fidelíssimos” (a palavra “amém” deriva dessa palavra) transmite a noção de confiabilidade, segurança e firmeza (2Sm 7:16; 1Cr 17:23). As leis de Deus são imutáveis e indestrutíveis. Deus assegura a integridade de Suas promessas e Seus mandamentos. A fidelidade divina garante plenamente o caráter imutável de Seu governo, como também exige que Seu povo confie Nele e Lhe obedeça totalmente.

Ao mesmo tempo, a falta de justiça no mundo é poeticamente descrita como um abalo do fundamento da Terra (Sl 18:7; Is 24:18-21). A lei divina instrui o povo no caminho do reto viver, que resiste ao juízo divino. Os justos, portanto, não serão abalados, pois estão firmemente enraizados na lei de Deus, que dá estabilidade e segurança, e o coração deles está firme (o hebraico kun também significa “estar firme”, “estar seguro”) no Senhor (Sl 112:1, 6, 7). Nada faz tropeçar os que guardam a lei de Deus (Sl 119:165), o que significa a proteção e a orientação divina na vida (Sl 1:2, 3, 6).

A Palavra de Deus é descrita como lâmpada para os pés do salmista, e por isso o protege das armadilhas ocultas dos inimigos (Sl 119:105, 110). A grande paz, que é desfrutada por aqueles que amam a lei de Deus, obviamente não resulta de uma ausência total de provações (Sl 119:165, 161). Em vez disso, deriva de permanecer na presença de Deus e ter um relacionamento estreito com Ele.

Guardar as leis, as regras e os testemunhos de Deus o ajuda de forma prática? De que maneira isso ocorre? Por outro lado, o que você tem sofrido ao violá-los?

Quinta-feira, 18 de janeiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos