Derrame Sua indignação

 Lições da Bíblia1

4. Leia os Salmos 58:6-8; 69:22-28; 83:9-17; 94:1, 2; 137:7-9. Que sentimentos esses textos transmitem? Quem é o agente de juízo nesses salmos?

Sl 58:6-8 (NAA)2: “6 Ó Deus, quebra-lhes os dentes na boca; arranca, Senhor, as presas dos leõezinhos. 7 Que eles desapareçam como as águas que se escoam; ao dispararem flechas, que elas se despedacem. 8 Sejam como a lesma, que se dilui ao passar; como o aborto de mulher, que nunca vejam a luz do sol.

Sl 69:22-28 (NAA)2: “22 Que a mesa deles se torne em laço diante deles, e a prosperidade, em armadilha. 23 Que os olhos deles se escureçam, para que não vejam; e faze com que as suas costas não parem de tremer. 24 Derrama sobre eles a tua indignação, e que o furor da tua ira os alcance. 25 Fique deserta a sua morada, e não haja quem habite nas suas tendas. 26 Pois perseguem a quem tu feriste e ficam falando sobre as dores daqueles a quem golpeaste. 27 Soma-lhes iniquidade à iniquidade, e que não tenham acesso à tua justiça. 28 Sejam riscados do Livro dos Vivos e não sejam incluídos na lista dos justos.”

Sl 83:9-17 (NAA)2: 9 Faze com eles como fizeste com Midiã, como fizeste com Sísera e com Jabim no ribeiro de Quisom; 10 eles foram destruídos em En-Dor e se tornaram adubo para a terra. 11 Sejam os seus nobres como Orebe e como Zeebe, e os seus príncipes, como Zeba e como Salmuna, 12 que disseram: “Vamos nos apoderar das habitações de Deus.” 13 Deus meu, faze-os como folhas impelidas por um redemoinho, como a palha que o vento leva. 14 Como o fogo devora um bosque e as chamas incendeiam os montes, 15 assim persegue-os com a tua tempestade e amedronta-os com o teu vendaval. 16 Cobre o rosto deles de vergonha, para que busquem o teu nome, Senhor. 17 Sejam envergonhados e confundidos para sempre; que pereçam em completa desgraça.

Sl 94:1, 2 (NAA)2: “1 Ó Senhor, Deus das vinganças, ó Deus das vinganças, resplandece. 2 Levanta-te, ó juiz da terra, e dá aos soberbos o castigo que eles merecem.

Sl 137:7-9 (NAA)2: “7 Contra os filhos de Edom, lembra-te, Senhor, do dia em que Jerusalém foi tomada, pois diziam: “Arrasem! Arrasem Jerusalém até os seus alicerces!” 8 Filha da Babilônia, você que será destruída, feliz aquele que lhe retribuir o mal que você nos fez. 9 Feliz aquele que pegar os seus filhos e esmagá-los contra a pedra.”

Alguns salmos suplicam a Deus que Se vingue de indivíduos e nações que pretendem prejudicar, ou que já prejudicaram, os salmistas ou seu povo. Esses salmos podem soar desconcertantes devido à sua linguagem dura e aparente discordância com o princípio bíblico de amar os inimigos (Mt 5:44). No entanto, a indignação do salmista diante da opressão é grande. Isso significa que ele considerava o certo e o errado bem mais a sério do que muitas pessoas. Ele se importa, ainda que demasiadamente, com o mal que é feito a si mesmo e aos outros.

No entanto, em lugar algum o salmista sugeriu ser o agente da vingança. Em vez disso, deixou a retribuição nas mãos de Deus. Os salmos evocam as maldições da aliança divina (Dt 27:9-16) e imploram a Deus que aja conforme prometeu.

Os salmos são proclamações proféticas sobre o juízo divino iminente; não são apenas orações do salmista. O Salmo 137 reflete os anúncios do juízo sobre Babilônia, como visto nos profetas. A devastação que os babilônios trouxeram para outras nações se voltaria contra eles. Os salmos advertem que o mal não ficará impune para sempre.

A retribuição divina é medida com justiça e graça. Os filhos de Deus são chamados a orar por aqueles que os maltratam e até mesmo a desejar a conversão deles (Sl 83:18; Jr 29:7).

Entretanto, ao procurar adequar esses salmos à norma de amor pelos inimigos, não devemos minimizar a agonia expressa neles. Deus reconhece o sofrimento de Seus filhos e lhes anima dizendo que “preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos Seus santos” (Sl 116:15). O juízo divino compele o povo de Deus a levantar a voz contra o mal e buscar a vinda do reino de Deus. Os salmos também dão voz aos sofredores, fazendo-os saber que Deus está ciente de seu sofrimento e que um dia a justiça virá.

Você já teve pensamentos de vingança contra os que fizeram mal a você ou a seus queridos? Esses salmos ajudam a colocar esses sentimentos na perspectiva adequada?

Quarta-feira, 07 de fevereiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos