Ensina-nos a contar nossos dias

 Lições da Bíblia1

2. Leia os Salmos 90; 102:11; 103:14-16. Qual é o dilema humano?

Sl 90 (NAA): “1 Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. 2 Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. 3 Tu reduzes o homem ao pó e dizes: Tornai, filhos dos homens. 4 Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite. 5 Tu os arrastas na torrente, são como um sono, como a relva que floresce de madrugada; 6 de madrugada, viceja e floresce; à tarde, murcha e seca. 7 Pois somos consumidos pela tua ira e pelo teu furor, conturbados. 8 Diante de ti puseste as nossas iniquidades e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos. 9 Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. 10 Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos. 11 Quem conhece o poder da tua ira? E a tua cólera, segundo o temor que te é devido? 12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. 13 Volta-te, Senhor! Até quando? Tem compaixão dos teus servos. 14 Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. 15 Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens afligido, por tantos anos quantos suportamos a adversidade. 16 Aos teus servos apareçam as tuas obras, e a seus filhos, a tua glória. 17 Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos.”

Sl 102:11 (NAA): “Como a sombra que declina, assim os meus dias, e eu me vou secando como a relva.”

Sl 103:14-16 (NAA): “14 Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. 15 Quanto ao homem, os seus dias são como a relvacomo a flor do campo, assim ele floresce; 16 pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar.”

A existência humana caída não passa de um vapor à luz da eternidade. Mil anos aos olhos de Deus é “como a vigília da noite”, que dura três ou quatro horas (Sl 90:4). Em comparação com o tempo divino, a duração da vida humana passa rapidamente, voa (Sl 90:10). Os mais fortes entre os seres humanos se assemelham às mais fracas dentre as plantas (Sl 90:5, 6; 103:15, 16). Contudo, mesmo essa vida curta está cheia de labuta e tristeza (Sl 90:10). Até quem não crê em Deus chora e lamenta a brevidade da vida, especialmente em contraste com a eternidade, que é uma realidade e, eles sabem, poderá seguir sem eles. O Salmo 90 coloca o dilema humano no contexto do cuidado do Criador pelas pessoas que Ele criou. O Senhor tem sido o refúgio de Seu povo em todas as gerações (Sl 90:1, 2). A palavra hebraica ma’on, “morada”, retrata o Senhor como o abrigo ou o refúgio de Seu povo (Sl 91:9).

Deus restringe Sua ira justa e estende Sua graça mais uma vez. O salmista exclama: “Quem conhece o poder da Tua ira?” (Sl 90:11), sugerindo que ninguém jamais experimentou o efeito pleno da ira divina contra o pecado e, portanto, há esperança de que as pessoas se arrependam e ganhem sabedoria para uma vida justa.

A sabedoria na Bíblia descreve não apenas inteligência, mas reverência a Deus. A sabedoria de que precisamos é a de como “contar os nossos dias” (Sl 90:12). Se podemos contar nossos dias, isso significa que são limitados e que sabemos disso. Viver com sabedoria significa viver com a consciência de que a vida é transitória, o que leva à fé e à obediência. Essa sabedoria é adquirida somente pelo arrependimento (Sl 90:8, 12) e pelos dons divinos do perdão, compaixão e misericórdia (Sl 90:13, 14).

Nosso problema fundamental não decorre do fato de que somos criados como seres humanos, mas do pecado e do que este operou em nosso mundo. Seus efeitos devastadores são vistos em todos os lugares e em todas as pessoas.

Graças a Jesus, no entanto, abriu-se uma saída do nosso dilema humano (Jo 1:29; 3:14-21), sem a qual não teríamos esperança alguma.

Com Jesus, que promessa e esperança temos para essa vida transitória? (Jo 3:16 [“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”])

Segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos