Guardo a Tua palavra no meu coração

 Lições da Bíblia1

1. Leia Salmo 119:1-16, 161-168. Como devemos guardar os mandamentos de Deus, e que bênçãos advêm disso?

Sl 119:1-16, 161-168 (NAA)2: “1 Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor. 2 Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração; 3 não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. 4 Tu ordenaste os teus preceitos, para que os cumpramos à risca. 5 Quem dera fossem firmes os meus passos, para que eu observe os teus decretos. 6 Então não terei de que me envergonhar, quando considerar todos os teus mandamentos. Eu te darei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos. 8 Cumprirei os teus decretos; não me desampares jamais. 9 De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. 10 De todo o coração te busquei; não deixes que eu me desvie dos teus mandamentos. 11 Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. 12 Bendito és tu, Senhor; ensina-me os teus decretos. 13 Com os lábios tenho narrado todos os juízos da tua boca. 14 Mais me alegro com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. 15 Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. 16 Terei prazer nos teus decretosnão me esquecerei da tua palavra. […] 161 Poderosos me perseguem sem motivo, mas o que o meu coração teme é a tua palavra. 162 Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos. 163 Odeio e detesto a mentira, mas amo a tua lei. 164 Sete vezes por dia, eu te louvo pela justiça dos teus juízos. 165 Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há nada que os faça tropeçar. 166 Espero, Senhor, na tua salvação e cumpro os teus mandamentos. 167 A minha alma tem observado os teus testemunhos; eu os amo profundamente168 Tenho observado os teus preceitos e os teus testemunhos, pois na tua presença estão todos os meus caminhos.

A Bíblia descreve uma vida diária de fé como uma peregrinação (“andar”) com Deus em Seu caminho de justiça. A vida de fé é mantida andando “na lei do Senhor” (Sl 119:1) e “na luz da [Sua] presença” (Sl 89:15). Essas duas formas de andar não são de modo algum diferentes. Andar à luz do semblante divino implica defender a lei de Deus. Da mesma forma, andar “na lei do Senhor” envolve buscar a Deus de todo o coração (Sl 119:1, 2, 10). Ser irrepreensível no seu caminho é outra maneira pela qual os salmos descrevem o viver justo (Sl 119:1). “Imaculado” descreve um sacrifício “sem defeito”, que é aceitável a Deus (Êx 12:5). Da mesma forma, a vida do justo, que é um sacrifício vivo (Rm 12:1), deve ser isenta do amor ao pecado. Uma vida dedicada a Deus também é um “caminho da perfeição”, indicando que a pessoa assume uma direção correta na vida, que é agradável a Deus (Sl 101:2, 6; veja também Sl 18:32).

Guardar os mandamentos de Deus não tem nada a ver com observância legalista das regras divinas. Pelo contrário, consiste em “uma boa compreensão” da diferença entre o certo e o errado e o bem e o mal (Sl 111:10; 1Cr 22:12), e envolve todo o ser, não meramente atitudes externas. Ser “imaculado”, guardar os mandamentos de Deus e buscá-Lo de todo o coração são atitudes inseparáveis (Sl 119:1, 2).

Os mandamentos de Deus são uma revelação da vontade divina para o mundo. Eles instruem sobre como se tornar sábio e viver em liberdade e paz (Sl 119:7-11, 133). O salmista se deleita na lei porque ela lhe assegura a fidelidade a Deus (Sl 119:77, 174).

“Grande paz têm os que amam a Tua lei, para eles não há nada que os faça tropeçar” (Sl 119:165). O tropeço retrata o fracasso moral. Como a lâmpada para os pés do salmista (Sl 119:105), a Palavra de Deus nos protege das tentações (Sl 119:110).

Como Cristo demonstrou o poder da Palavra de Deus em Sua vida (Mt 4:1-11)? O que isso nos diz sobre o poder de um coração determinado a obedecer à lei de Deus?

Mt 4:1-11 (NAA): “1 A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3 Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus: — Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães. 4 Jesus, porém, respondeu: — Está escrito: “O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” 5 Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo 6 e disse: — Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, porque está escrito: “Aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito. E eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra.” 7 Jesus respondeu: — Também está escrito: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus. 8 O diabo ainda levou Jesus a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles 9 e disse: — Tudo isso lhe darei se, prostrado, você me adorar. 10 Então Jesus lhe ordenou: — Vá embora, Satanás, porque está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele.” 11 Com isto, o diabo deixou Jesus, e eis que vieram anjos e o serviram.”

Domingo, 18 de fevereiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos