O engano do caminho perverso

 Lições da Bíblia1

4. Leia o Salmo 141. Pelo que o salmista ora?

Salmo 141 (NAA)2: “1 Senhor, eu clamo a ti; apressa-te em me socorrer! Inclina os ouvidos à minha voz, quando te invoco. 2 Suba à tua presença a minha oração como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina. 3 Põe guarda à minha boca, Senhor; vigia a porta dos meus lábios. 4 Não permitas que o meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de malfeitores; e que eu não coma das suas iguarias. 5 Fira-me o justo, e isso será um favor; repreenda-me, e será como óleo sobre a minha cabeça, a qual não há de rejeitá-lo. Continuarei a orar enquanto os perversos praticam maldade. 6 Quando os seus juízes forem lançados do alto de uma rocha, eles ouvirão as minhas palavras, que são agradáveis. 7 Como quando se lavra e sulca a terra, assim os nossos ossos são espalhados à boca da sepultura. 8 Pois em ti, Senhor Deus, estão os meus olhos: em ti confio; não desampares a minha alma. 9 Guarda-me dos laços que me armaram e das armadilhas dos que praticam iniquidade. 10 Que os ímpios caiam nas suas próprias redes, enquanto eu escapo ileso.”

O Salmo 141 é uma oração para proteção contra as tentações de dentro e de fora. O salmista não é apenas ameaçado pelos esquemas dos ímpios (Sl 141:9, 10), mas também é tentado a agir como eles. O primeiro ponto fraco é o autocontrole quanto ao falar, e o salmista ora para que o Senhor vigie a porta de seus lábios (Sl 141:3). Essa imagem se refere à guarda dos portões que, nos tempos bíblicos, protegia as cidades. Nessa prova, o filho de Deus aceitará o conselho dos justos ou será atraído pelas iguarias dos ímpios (Sl 141:4, 5). O salmista descreve seu coração como a ameaça principal, pois ali acontece a verdadeira batalha. Somente a oração incessante de confiança e devoção a Deus pode salvar o filho de Deus da tentação (Sl 141:1, 2).

5. Como o caráter progressivo e astuto da tentação é visto? Sl 1:1; 141:4

Sl 1:1 (NAA)2: “Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”

Sl 141:4 (NAA)2: “Não permitas que o meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de malfeitores; e que eu não coma das suas iguarias.”

O Salmo 141:4 descreve a natureza progressiva da tentação. Primeiro, o coração se inclina para o mal. Em segundo lugar, pratica más ações (o significado em hebraico destaca o caráter repetitivo da ação). Terceiro, o coração come das iguarias dos ímpios, ou seja, aceita suas más práticas como algo desejável.

Da mesma forma, no Salmo 1:1 a tentação vem para impedir que o filho de Deus ande no caminho do Senhor, fazendo-o andar com os ímpios, permanecer no caminho dos pecadores e, finalmente, sentar-se com os escarnecedores. Não devemos ser como ímpios e escarnecedores, nem permitir que nos afastem do Senhor.

Os salmos descrevem o caráter progressivo, sedutor e astuto da tentação, o que ressalta o fato de que somente a dependência total do Senhor garante a vitória. Os salmos enfatizam a importância das palavras faladas e ouvidas em meio à tentação. O fim dos ímpios e dos justos deve ensinar o povo a buscar a sabedoria divina (Sl 1:4-6; 141:8-10). No entanto, nesses dois salmos, a vindicação final dos filhos de Deus está no futuro. Isso significa que os crentes são chamados a confiar pacientemente em Deus e a esperar Nele.

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos