O Guerreiro majestoso

 Lições da Bíblia1

1. Leia os Salmos 18:3-18; 76:3-9, 12; 144:5-7. Como o Senhor é retratado nesses textos? O que essas imagens transmitem sobre a prontidão de Deus para libertar Seu povo?

Sl 18:3-18 (NAA)2: 3 Invoco o Senhordigno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos. 4 Laços de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror. 5 Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam. 6 Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos. 7 Então, a terra se abalou e tremeu, vacilaram também os fundamentos dos montes e se estremeceram, porque ele se indignou. 8 Das suas narinas subiu fumaça, e fogo devorador, da sua boca; dele saíram brasas ardentes. 9 Baixou ele os céus, e desceu, e teve sob os pés densa escuridão. 10 Cavalgava um querubim e voou; sim, levado velozmente nas asas do vento. 11 Das trevas fez um manto em que se ocultou; escuridade de águas e espessas nuvens dos céus eram o seu pavilhão. 12 Do resplendor que diante dele havia, as densas nuvens se desfizeram em granizo e brasas chamejantes. 13 Trovejou, então, o Senhor, nos céus; o Altíssimo levantou a voz, e houve granizo e brasas de fogo. 14 Despediu as suas setas e espalhou os meus inimigos, multiplicou os seus raios e os desbaratou. 15 Então, se viu o leito das águas, e se descobriram os fundamentos do mundo, pela tua repreensão, Senhor, pelo iroso resfolgar das tuas narinas. 16 Do alto me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas. 17 Livrou-me de forte inimigo e dos que me aborreciam, pois eram mais poderosos do que eu. 18 Assaltaram-me no dia da minha calamidade, mas o Senhor me serviu de amparo.”

Sl 76:3-9, 12 (NAA)2: “3 Ali, despedaçou ele os relâmpagos do arco, o escudo, a espada e a batalha. 4 Tu és ilustre e mais glorioso do que os montes eternos. 5 Despojados foram os de ânimo forte; jazem a dormir o seu sono, e nenhum dos valentes pode valer-se das próprias mãos. 6 Ante a tua repreensão, ó Deus de Jacó, paralisaram carros e cavalos. 7 Tu, sim, tu és terrível; se te iras, quem pode subsistir à tua vista? Desde os céus fizeste ouvir o teu juízo; tremeu a terra e se aquietou, 9 ao levantar-se Deus para julgar e salvar todos os humildes da terra.

Sl 144:5-7 (NAA)2: “5 Abaixa, Senhor, os teus céus e desce; toca os montes, e fumegarão. 6 Despede relâmpagos e dispersa os meus inimigos; arremessa as tuas flechas e desbarata-os. Estende a mão lá do alto; livra-me e arrebata-me das muitas águas e do poder de estranhos,

Esses hinos louvam ao Senhor por Seu incrível poder sobre as forças malignas que ameaçam Seu povo. Eles retratam Deus em Sua majestade como Guerreiro e Juiz. A imagem de Deus como Guerreiro é frequente nos salmos e destaca a severidade e a urgência da resposta divina aos clamores e sofrimentos de Seu povo.

“O Altíssimo levantou a Sua voz, e houve granizo e brasas de fogo. Atirou as Suas flechas e espalhou os meus inimigos; multiplicou os Seus raios e os dispersou. Então se viu o leito das águas, e se descobriram os fundamentos do mundo, pela Tua repreensão, Senhor, pelo sopro impetuoso das Tuas narinas” (Sl 18:13-15).

A determinação absoluta e a magnitude da ação divina deve dispersar qualquer dúvida sobre o grande cuidado e a compaixão de Deus pelos sofredores ou sobre Sua capacidade de derrotar o mal. Só precisamos esperar que Ele faça isso.

Mesmo quando o povo de Deus, como Davi, estava envolvido em guerras, a libertação não veio por meios humanos. Em suas batalhas contra os inimigos do povo de Deus, o rei louvou o Senhor como o Único que alcançou todas as vitórias. Teria sido fácil para Davi levar o crédito pelo que aconteceu, por seus sucessos e triunfos, mas esse não era seu estado de espírito. Ele sabia de onde vinha a Fonte de seu poder.

Embora Davi afirmasse que o Senhor treinava suas mãos para a guerra (Sl 18:34), em nenhum dos salmos ele confiou em suas habilidades de batalha. Em vez disso, o rei declarou que o Senhor lutava por ele e o libertava (Sl 18:47, 48).

Em Salmos, o rei Davi, que era conhecido como um guerreiro bem-sucedido, assumiu seu papel como músico habilidoso e louvou ao Senhor como único Libertador e Sustentador de Seu povo (Sl 144:10-15). O louvor e a oração eram as fontes de força de Davi, mais poderosas do que qualquer arma de guerra. Somente em Deus se deve confiar e somente a Ele se deve adorar.

Sejam quais forem os dons, habilidades e êxito que você tem tido, por que deve sempre se lembrar da fonte de todos eles? Que perigo há em se esquecer dessa fonte?

Domingo, 04 de fevereiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos