O teste divino

 Lições da Bíblia1

3. O que envolve o teste divino? Sl 81:7, 8; 95:7-11; 105:17-22

Sl 81:7, 8 (NAA)2: “7 Na angústia, vocês clamaram e eu os livrei; do esconderijo do trovão eu lhes respondi; e eu os pus à prova junto às águas de Meribá. 8 Escute, meu povo, as minhas admoestações. Ó Israel, se ao menos você me escutasse!”

Sl 95:7-11 (NAA)2: “7 Ele é o nosso Deus, e nós somos povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. Hoje, se ouvirem a sua voz, 8 não endureçam o coraçãocomo em Meribá, como naquele dia em Massá, no deserto, 9 quando os pais de vocês me tentaram, pondo-me à prova, apesar de terem visto as minhas obras. 10 Durante quarenta anos, estive irritado com essa geração e disse: ‘Este é um povo que gosta de se desviar; eles não conhecem os meus caminhos.’ 11 Por isso, jurei na minha ira: ‘Eles não entrarão no meu descanso.’

Sl 105:17-22 (NAA)2: “17 Adiante deles enviou um homem, José, que foi vendido como escravo. 18 Apertaram os seus pés com correntes e puseram uma coleira de ferro no seu pescoço, 19 até cumprir-se a profecia a respeito dele, e tê-lo provado a palavra do Senhor. 20 O rei mandou soltá-lo; o dominador dos povos o pôs em liberdade. 21 Constituiu-o senhor de sua casa e administrador de tudo o que possuía, 22 para, como bem quisesse, sujeitar os seus príncipes e ensinar a sabedoria aos seus anciãos.”

Foi em Meribá que Israel testou a Deus desafiando Sua fidelidade e poder para prover suas necessidades (Êx 17:1-7; Sl 95:8, 9). O Salmo 81 faz uma inversão intrigante e interpreta o mesmo evento como o momento em que Deus testou Israel (Sl 81:7). E, por sua desobediência e falta de confiança (Sl 81:11), o povo falhou no teste divino. A referência a Meribá transmite dupla mensagem. Primeiro, o povo de Deus não deve repetir os erros das gerações passadas, mas precisa confiar Nele e andar em Seu caminho (Sl 81:13). Segundo, embora o povo tenha falhado no teste, Deus o socorreu (Sl 81:7). A graça salvadora no passado assegura a graça às novas gerações.

O Salmo 105 mostra que as provações foram o meio divino de testar a confiança de José na Sua palavra sobre o seu futuro (Gn 37:5-10; Sl 105:19). O hebraico Tsarap, “provado”, no verso 19 transmite um senso de “limpeza”, “refinamento” ou “purificação”. O objetivo do teste da fé de José era remover qualquer dúvida quanto à promessa divina e fortalecer a confiança dele na orientação de Deus.

O objetivo da disciplina divina é fortalecer Seus filhos e prepará-los para o cumprimento da promessa, como mostrado no exemplo de José (Sl 105:20-22).

No entanto, a rejeição da instrução divina resulta em crescente teimosia e endurecimento do coração.

“Deus requer pronta e incondicional obediência à Sua lei. Os homens, porém, estão adormecidos ou paralisados pelos enganos de Satanás, que sugere desculpas e subterfúgios, e lhes vence os escrúpulos, dizendo, como dissera a Eva no jardim: ‘É certo que não morrereis’ (Gn 3:4). A desobediência não só endurece o coração e a consciência do culpado, mas tende também a corromper a fé dos outros. Aquilo que a princípio se lhes afigurava muito errado gradualmente perde esse aspecto, por estar constantemente perante a pessoa, até que finalmente ela duvida de que seja de fato pecado, e cai inconscientemente no mesmo erro” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja [CPB, 2021], v. 4, p. 129).

Você tem percebido o fato de que o pecado endurece o coração humano? Por que esse pensamento deveria nos levar à cruz, na qual podemos encontrar poder para obedecer?

Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos