Para que os justos não sejam tentados

 Lições da Bíblia1

6. Leia os Salmos 37:1, 8; 49:5-7; 94:3-7; 125:3. Que luta o salmista enfrentava?

Sl 37:1, 8 (NAA)2: “1 Não se irrite por causa dos malfeitores, nem tenha inveja dos que praticam a iniquidade. […] 8 Deixe a ira, abandone o furor; não se irrite; certamente isso acabará mal.”

Sl 49:5-7 (NAA)2: “5 Por que temerei nos dias maus, quando me cercar a iniquidade dos que me perseguem, 6 dos que confiam nos seus bens e se gloriam na sua muita riqueza? 7 Ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate —”

Sl 94:3-7 (NAA)2: “3 Até quando, Senhor, os ímpios, até quando os ímpios exultarão? 4 Fazem alarde e falam com arrogância; todos os que praticam a iniquidade se vangloriam. 5 Esmagam o teu povo, Senhor, e oprimem a tua herança. 6 Matam as viúvas e os estrangeiros e assassinam os órfãos. 7 E dizem: ‘O Senhor não está vendo; o Deus de Jacó não faz caso disso.’”

Sl 125:3 (NAA)2: “O cetro dos ímpios não permanecerá na terra dos justos, para que os justos não comecem a praticar a iniquidade.”

Esses salmos lamentam a prosperidade dos ímpios e o desafio que isso representa para os justos. Os ímpios não apenas prosperam, mas às vezes também desprezam abertamente a Deus e oprimem os outros. A questão desconcertante é que, enquanto “o cetro dos ímpios” (Sl 125:3) domina o mundo, o “cetro de justiça” (Sl 45:6) parece falhar. Então, por que não desistir e abraçar o mal como outros fazem?

7. Leia Salmo 73:1-20, 27. O que leva o salmista a atravessar a crise? Qual é o fim dos que confiam em coisas fúteis? (Ver também 1Pe 1:17)

Sl 73:1-20, 27 (NAA)2: “1 De fato, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo. 2 Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. 3 Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos maus. 4 Para eles não há preocupações, o seu corpo é forte e sadio. 5 Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros. 6 Por isso, a soberba os cinge como um colar, e a violência os envolve como um manto. 7 Os olhos saltam-lhes de tanta gordura; do coração deles brotam fantasias. 8 Zombam e falam com maldade; falam da opressão com arrogância. 9 Abrem a boca para falar contra os céus, e a língua deles percorre a terra. 10 Por isso, o seu povo se volta para eles e os tem por fonte da qual bebe com avidez. 11 Eles dizem: “Como Deus ficará sabendo? Por acaso o Altíssimo tem algum conhecimento?” 12 Eis que estes são os ímpios; e, sempre tranquilos, aumentam as suas riquezas. 13 Com certeza foi inútil conservar puro o meu coração e lavar as minhas mãos na inocência. 14 Pois o dia inteiro sou afligido e cada manhã sou castigado. 15 Se eu tivesse pensado em falar tais palavras, já aí teria traído a geração de teus filhos, ó Deus. 16 Em só refletir para compreender isso, achei que a tarefa era pesada demais para mim; 17 até que entrei no santuário de Deus e descobri qual seria o fim deles. 18 Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição. 19 Como são destruídos num instante! São totalmente aniquilados de terror! 20 Como acontece com o sonho, quando alguém acorda, assim, ó Senhor, ao despertares, desprezarás a imagem deles. […] 27 Os que se afastam de ti certamente perecerão; tu destróis todos os que são infiéis para contigo.

1Pe 1:17 (NAA)2: “E, se vocês invocam como Pai aquele que, sem parcialidade, julga segundo as obras de cada um, vivam em temor durante o tempo da peregrinação de vocês,

No Salmo 73, enquanto o salmista permaneceu focado na iniquidade do mundo, ele foi incapaz de ver o quadro geral do ponto de vista divino. O problema que a prosperidade do mal gerava para sua fé era esmagador; ele acreditava, também, que seu argumento sobre a inutilidade da fé se baseava na realidade.

No entanto, o Salmo 73 mostra que “zombam dessas coisas aqueles que ignoram o primeiro verso desse salmo, que resume todo o salmo: ‘Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo’” (Johannes Bugenhagen, Reformation Commentary on Scripture [Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 2018], p. 11).

O salmista foi levado ao santuário, o lugar do governo soberano de Deus, e foi lembrado de que “hoje” é apenas um pedaço do mosaico, e ele devia considerar o “fim”, quando os ímpios enfrentarão o juízo de Deus. O fato de o salmista ter entendido essa verdade no santuário e confessado sua loucura anterior mostra que a realidade só pode ser compreendida mediante a percepção espiritual, não pela lógica humana.

Como a promessa do juízo divino sobre o mundo, e sobre todo o seu mal, nos conforta ao vermos tanto mal impune?

Quinta-feira, 01 de feveiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos