Para sempre fiel à Sua aliança

 Lições da Bíblia1

4. Leia os Salmos 89:27-32, 38-46; 132:10-12. O que está incluído na aliança davídica? O que parece tê-la colocado em perigo?

Sl 89:27-32, 38-46 (NAA)2: “27 Por isso, farei dele o meu primogênito, o mais elevado entre os reis da terra. 28 Conservarei para sempre a minha bondade para com ele e lhe confirmarei a minha aliança. 29 Farei durar para sempre a sua descendência; e o seu trono ficará firme enquanto o céu existir.” 30 “Se os filhos dele desprezarem a minha lei e não andarem nos meus juízos, 31 se violarem os meus preceitos e não guardarem os meus mandamentos, 32 então punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniquidade. […] 38 Tu, porém, o repudiaste e o rejeitaste; e te indignaste com o teu ungido. 39 Quebraste a aliança com o teu servo; profanaste a sua coroa, jogando-a no chão. 40 Arrasaste todas as suas muralhas; reduziste a ruínas as suas fortificações. 41 Todos os que passam pelo caminho o saqueiam; ele se tornou objeto de deboche para os vizinhos. 42 Exaltaste a mão direita dos seus adversários e deste alegria a todos os seus inimigos. 43 Deixaste sem fio a sua espada e não o sustentaste na batalha. 44 Fizeste cessar o seu esplendor e deitaste por terra o seu trono. 45 Abreviaste os dias da sua mocidade e o cobriste de vergonha. 46 Até quando, Senhor? Ficarás escondido para sempre? Até quando a tua ira queimará como fogo?”

Sl 132:10-12 (NAA)2: “‘10 Por amor de Davi, teu servo, não rejeites o teu ungido. 11 O Senhor jurou a Davi com firme juramento e dele não se desviará: ‘Farei com que no seu trono se assente um dos seus descendentes. 12 Se os filhos de você guardarem a minha aliança e o testemunho que eu lhes ensinar, também os filhos deles se assentarão para sempre no seu trono.’

A aliança davídica contém a promessa divina de apoio eterno à linhagem de Davi e prosperidade do povo de Deus (2Sm 7:5-16; Sl 89:1-4; 19-37; 132:12-18). A permanência da aliança foi estabelecida no juramento divino solene e na fidelidade do rei a Deus. No entanto, mesmo os reis devotos, como Davi, nem sempre foram fiéis ao Senhor. O Salmo 89 lamenta a dura realidade que parecia indicar que as gloriosas promessas da aliança davídica tinham se perdido. Israel estava irremediavelmente abandonado por Deus? A resposta, claro, é: não! A ira de Deus é uma expressão do juízo divino (Sl 38:1; 74:1). No entanto, não dura para sempre, pois o amor divino perdoa os pecados das pessoas quando elas se arrependem. Porém, enquanto dura, o descontentamento de Deus com Seu povo errante é sério. As pessoas sentem as consequências da desobediência e percebem a gravidade de seus pecados (Sl 89:38-46). Contudo, perguntam: “Até quando?”, apelando para o caráter passageiro da ira divina (Sl 89:46). A esperança renovada vem da convicção da fidelidade de Deus para “lembrar-Se” de Sua graça (Sl 89:47, 50).

Embora o componente humano da aliança tenha falhado, o povo poderia descansar na promessa dos propósitos divinos imutáveis por meio do Messias, que encarna a justiça e a salvação de Israel e do mundo. No fim, Deus prevalecerá, e Seu reino será estabelecido – mas apenas por causa de Jesus, não por méritos do povo.

Jesus Cristo é o Filho de Davi e o Messias (Mt 1:1; Hb 1:8). Ele é chamado de “o primogênito de toda a criação” (Cl 1:15), aludindo ao Salmo 89:27, que chama Davi, que era o tipo de Cristo, primogênito de Deus.

Claramente, o título “primogênito” não expressa o status biológico de Davi, visto que ele foi o oitavo filho de seus pais (1Sm 16:10, 11). Isso também ocorre com Jesus. Esse título significa Sua honra e autoridade especiais (Cl 1:16, 20-22). Deus fez de Jesus o Rei supremo sobre o mundo inteiro quando O ressuscitou dentre os mortos (At 2:30, 31).

Quem é Jesus e o que Ele fez por nós? Que promessa temos Nele? (Cl 1:16, 20-22)

Cl 1:16, 20-22 (NAA)2: “16 Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. […] 20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. 21 E vocês que, no passado, eram estranhos e inimigos no entendimento pelas obras más que praticavam, 22 agora, porém, ele os reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,”

Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos